Adquira sua passagem de ônibus

Barra Mansa

O município de Barra Mansa fica na região do Vale do Paraíba, no sul fluminense. Estima-se que a cidade abrigue em torno de 179.451 habitantes, o que a torna a segunda maior da mesorregião. Sua localização é privilegiada, perto dos dois principais centros econômicos nacionais: Rio de Janeiro e São Paulo.  Além disso, Barra Mansa dispõe de mais de 528 unidades industriais, um significativo entroncamento ferroviário, rodoviário e fluvial e, no ranking de melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios fluminenses, ocupa a sexta posição.

A cidade de Barra Mansa teve sua população composta, principalmente, por imigrantes europeus (espanhóis, italianos, portugueses, alemães e francês), ameríndios, africanos, e ainda contou com uma colônia sírio-libanesa. Próxima aos principais centros econômicos regionais como Volta Redonda, Juiz de Fora e São José dos Campos, Barra Mansa apresenta uma renda per capita acima da média nacional. Devido à sua grande colaboração para a economia na Era do Café, hoje, o maior atrativo da cidade é o turismo rural.

Monte aqui seu pacote de viagens

Atrações em Barra Mansa

Parque Centenário

Parque Centenário

Fonte: Pensamentos de um Rapaz

O Parque Centenário, que também é conhecido como Jardim das Preguiças, é o jardim da Biblioteca Municipal, sediada no Palácio de Guapi.  O jardim recebe esse nome devido a presença expressiva de bichos-preguiça nas árvores do local. Localizado bem no centro da cidade, o Parque Centenário é considerado o maior parque urbano de Barra Mansa. Além de ser um ponto bastante frequentado pelos moradores, é uma das atrações mais procuradas pelos turistas.

Ponte dos Arcos

Ponte dos Arcos

Fonte: Flickr

Ponte dos Arcos é cartão-postal da cidade. Oficialmente, recebe o nome de Ponte Ataufo Pinto dos Reis e, foi inaugurada em 1958. O monumento foi um projeto do prefeito Leonísio Sócrates Baptista, que na época, sem muitos recursos, pediu ajuda ao então governador do estado do Rio de Janeiro, Miguel Couto Filho. Ponto de referência na cidade de Barra Mansa, a Ponte dos Arcos também é um importante marco na história local.

Igreja Matriz de São Sebastião

Igreja Matriz de São Sebastião

Fonte: Renan cury

O projeto inicial de construção da Igreja Matriz de São Sebastião é datada em 1839, obra de Antônio Marcondes do Amaral, um importante benfeitor da região. Porém, o projeto só terminou em 1859, 20 anos depois. No ano de 1959, a igreja passou por reformas que alteraram significativamente sua estrutura, fachada e altar-mor. Ainda sim, o monumento integra o núcleo principal a partir de onde a cidade de Barra Mansa se desenvolveu e, faz parte do importante conjunto arquitetônico que caracterizou a formação do município.

Booking.com

Informações úteis

Cidades vizinhas
Volta Redonda, Porto Real, Quatis, Pinheiral, Rio Claro, Bananal, Resende, Barra do Piraí e Itatiaia

DDD de Barra Mansa
(24)

Bancos disponíveis  

Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Banco 24Horas



Terminal Rodoviário de Barra Mansa
Endereço: Av Joaquim Leite, 117 – Centro - Barra Mansa/ RJ
Tel: (24) 3323-4091

Hotéis e Pousadas

Fonte: Booking
Fonte: Booking
Fonte: Booking

Palatos

Endereço: Rua República do Paraguai, 88 – Centro - Barra Mansa/ RJ
Tel: (24)3323-1399

Casa Do Chopp

Endereço: Rua Doutor Mario Ramos N° 71 - Barra Mansa/ RJ
Tel: (24) 3323-4729

Restaurante Botafogo

Endereço: Rua Duque Caxias 403 – Centro - Barra Mansa/ RJ
Tel: (24) 3323-0806

Cafe Idealy

Endereço: Rua São Sebastiao 120, Centro - Barra Mansa/ RJ
Tel: S/N

Cafeteria Casa do Café Capital

Endereço: Avenida Joaquim Leite, 368 – Centro - Barra Mansa / RJ
Tel: (24) 3323-2270

Melhor época para visitar Barra Mansa

Para aproveitar todas as fazendas centenárias e opções de ecoturismo com tranquilidade, a melhor época do ano para visitar Barra Mansa é entre o final do mês de abril até o meio de setembro. Pela cidade você encontrará diversos roteiros, venha conhecer de perto toda cultura local de Barra Mansa e não deixe de visitar o Parque Centenário, conhecido também como Jardim das Preguiças!