Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Qual as Diferenças Entre os Tipos de Ônibus? Conheça Cada Um Deles!

Ônibus Double Deck Leito Cama

Quando vamos viajar sabemos que há diferentes tipos de ônibus para escolhermos, independente do destino final. Temos os ônibus executivos, os que possuem leito ou semi-leito e alguns mais convencionais, geralmente utilizados em viagens mais curtas.

Mas você sabe exatamente o que esses termos significam e quais as comodidades que cada tipo de ônibus tem? Para te ajudar a descobrir mais detalhes sobre o assunto, no texto de hoje separamos um guia resumido sobre ele! Confira!



Qual as diferenças entre os tipos de ônibus?

Saindo da Rodoviária Novo Rio, temos uma série de tipos de ônibus, que atendem os nossos passageiros rumo a diversos destinos. Cada um deles tem uma função diferente e traz comodidades fundamentais para quem vai viajar.

Se você quer tranquilidade ao comprar sua passagem e não entende bem o que significa os termos que aparecem na hora de finalizar o pedido, confira abaixo os principais tipos de ônibus e as diferenças entre cada um deles.

1- Ônibus Convencional

Bancos ônibus convencional Fonte: Águia branca

O ônibus convencional é o que mais estamos acostumados a ver, que fazem o trajeto entre cidades bem próximas e são menores – e com preço mais acessível do que os demais. O convencional costuma ser aquele mais utilizado para percorrer distâncias de até 200 quilômetros ou um pouco mais, dependendo do tempo de viagem.

Embora seja mais barato do que os outros tipos de ônibus, ele não é desconfortável. Na Novo Rio, contamos com a maioria deles com Ar-condicionado e wifi, além de poltronas Acolchoadas e reclináveis e toaletes pressurizados. Portanto, trata-se de um ônibus confortável, porém, ideal para quem não tem a necessidade de dormir nele.

Lembre-se: quando falamos de ônibus convencional, não estamos falando sobre os circulares e, sim, de ônibus de viagem.



2 – Ônibus Executivo

Interior do ônibus Executivo Fonte: Águia branca

O ônibus executivo é um pouco mais aconchegante do que o convencional. Além de todos os itens dele, como poltronas acolchoadas, toaletes pressurizados e ar-condicionado, o declínio das poltronas costuma ser maior, trazendo mais conforto – também temos que citar sobre a largura delas, que pode ser grande, comparada ao convencional.

Alguns ônibus executivos podem oferecer televisão ou rádio, ou mesmo alguns serviços de bordo, dependendo do tempo de viagem. Se houver opção do executivo no seu trajeto e o preço for relativamente o mesmo, vale a pena optar por ele!

3 – Ônibus Semi-leito

Poltronas do ônibus de Semi-leito Fonte: Transtupi

Como o próprio nome indica, o ônibus semi-leito é aquele cuja a poltrona reclina bastante, a ponto de quase se tornar uma cama. É ideal para quem vai fazer viagens mais longas, onde será necessário dormir durante o trajeto.

O semi-leito pode oferecer opção de descanso para pernas e serviços de bordo extras, como maltas, travesseiros, água mineral servida livremente e detalhes extras, que vão depender de cada empresa.

Esse é um dos tipos de ônibus mais interessantes e confortáveis. Nossa dica para saber todos os serviços oferecidos é ligar na empresa e perguntar quais estão inclusos na sua passagem. Porém, via de regra, todos os semi-leitos oferecem travesseiro e manta, além de terem poltronas largas e acolchoadas.

4 – Ônibus Leito

Interior do Ônibus Leito Fonte: Kamal turismo

O ônibus-leito ou o chamado leito cama é o tipo de ônibus mais confortável que existe. Como podemos imaginar, suas poltronas são ainda mais largas do que a do semi-leito e elas reclinam ao máximo, tornando o assento uma cama perfeita para passar a noite sem nenhum problema.

Os serviços de bordo incluem o travesseiro, a manta, além de kit-lanches que algumas empresas podem oferecer e água mineral à vontade. Lembre-se sempre de perguntar para a companhia quais estão inclusos.

Via de regra, o ônibus leito é grande, confortável e geralmente conta com o wifi para que os passageiros possam curtir a viagem de forma tranquila. Em casos de trajetos longos, é possível que o ônibus tenha também um segurança de plantão.

Sem dúvidas, se você for fazer uma viagem bem longa, essa é sua melhor opção.

Como escolher o tipo de ônibus ideal?

Poltronas de ônibus Fonte: Viação união santa cruz

Agora que você sabe quais são os tipos de ônibus, como escolher o seu? Leve em conta o tempo da sua viagem e se irá precisar ou não dormir durante ela. Após decidir, siga os passos:

  • Se você comprar diretamente na rodoviária, vá ao guichê e peça informações sobre os tipos de ônibus para o seu destino. Eles saberão informar precisamente!
  • Pela internet, é possível verificar essa informação assim que você colocar o destino e o dia da sua viagem. No canto direito, estará escrito se ele é convencional, executivo, semi-leito ou leito.

Alguns destinos, por serem próximos e pelo trajeto durar poucas horas, podem não ter o ônibus leito ou semi-leito nas opções. Mas, não se preocupe: todos eles são confortáveis e escolhidos de acordo com o tipo de viagem!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!