Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Semana Santa: 5 Destinos Para o Feriado da Páscoa no Rio!

Chocolates da páscoa

O Feriado de Páscoa está chegando e muitos cariocas não querem ficar na capital, especialmente porque a cidade costuma ter muitos turistas e agito todos os dias. Para te ajudar a decidir, separamos 5 destinos para curtir o feriado de Páscoa bem pertinho do Rio. Confira!



Destinos para o feriado de Páscoa no Rio de Janeiro!

Conheça 5 lugares bem bacanas para passear no feriado de Páscoa. Eles estão, no máximo, a 170 quilômetros da capital – alguns a 20 ou 30 km. Confira!

+ Veja Também O Que Fazer em Petrópolis? Onde Fica, Como ir, Atrativos e Dicas!

1 – Petrópolis

Hotel Palácio Quitandinha Fonte: Wikipedia

Petrópolis é um dos lugares mais procurados do estado do Rio de Janeiro. E não é pra menos: a cidade é puro charme, com diversos casarões coloniais preservados, muita história, cultura e passeios para toda a família.
Para quem quer fugir do feriado na cidade maravilhosa, ir à Petrópolis pode ser um verdadeiro paraíso, especialmente em épocas de calor, já que na Serrá o tempo costuma ser mais ameno.


Dicas de Páscoa em Petrópolis:

Crianças pintando ovos Fonte: Revista Crescer

Se você quer eventos voltados para a Páscoa, Petrópolis costuma ser tradicional com a Paixão de Cristo, além de oferecer missas e eventos pela cidade toda, como as ruas pintadas em alguns bairros.

Além disso, uma dica bem legal é quem vai até o shopping. A programação é bem legal, confira:

  • Oficina de cupcake para crianças.
  • Oficina de fantoche coelho da Páscoa.
  • Oficina de pintura de ovinhos, uma atividade bem legal para crianças.
  • Hora do Conto, que ocorre em feriados e reúne crianças da cidade toda para ouvir histórias. Na semana santa, o tema costuma ser a Páscoa e os seus significados.
  • Recreação especial de páscoa durante o feriado.
  • Oficinas de Chocolate, com degustação e opção de compra de ovos fresquinhos e artesanais, feitos pelas mais diversas fábricas e lojas da cidade.

Esses eventos podem mudar sem aviso prévio, porém, nos shoppings da cidade sempre há oficinas como as que citamos todas as páscoas – é uma tradição que se repete ano após ano.

Nossa dica é que você vá até eles quando estiver passeando e procure um guia de informações no local, já que eles estarão atualizados para o que irá acontecer naquele dia em específico.

Ir para Petrópolis saindo da Novo Rio:

Para ir de ônibus, são 65 km e cerca de uma hora de viagem, com saídas diárias no terminal rodoviário até a cidade. Em geral, o ônibus sai a cada 15 minutos, dependendo do dia da semana.

+ Veja Também Roteiros Para Você Fazer Nas 8 Melhores Praias de Cabo Frio – RJ!

2 – Paraty

Igreja no Centro Histórico de Paraty Fonte: Todos destinos

Outro destino incrível é Paraty, que fica um pouco mais distante, a cerca de 250 quilômetros do Rio de Janeiro. Mas, esse é um passeio que vale muito a pena e que encanta os turistas. A cidade toda colonial é considerada a Veneza brasileira, cheia de espaços culturais, música, praias lindas e muita gente bacana!

Em Paraty também há passeios diversos para as mais diferentes cidades da região, como Trindade e Ubatuba, além de ilhas paradisíacas em seu entorno. Vale a pena conhecer!

Dicas de Páscoa em Paraty:

Encenação da Paixão de Cristo Fonte: Tamoios news

Além de tudo que falamos, para quem busca eventos de Páscoa, a igreja central sempre celebra missas e há encenação da paixão de cristo na praça. Outra dica bem legal é curtir os pescados durante essa época, quando a oferta é bem grande e os restaurante se especializam neles, como no bacalhau. Na rua central da cidade, próxima à Igreja, é possível curtir o melhor da comida da cidade, sem abrir mão das suas tradições.

Além disso, o centrinho de Paraty é um prato cheio para os amantes do chocolate. Por lá, como o clima é alternativo, será fácil encontrar ovos de páscoa artesanais, feitos na hora e com o primor que os turistas conhecem. Sugestão: Bombom da Magá, na rua da Matriz.

Ir para Paraty saindo da Novo Rio:

Para chegar de ônibus até lá, é possível ir de Executivo da viação Costa Verde saindo da Novo Rio, com um valor de R$86,00, em média.

+ Veja Também O Que Fazer em Penedo RJ: 3 Roteiros Fascinantes Para Você Fazer!

3 – Arraial do Cabo

Escadaria do Arraial do Cabo Fonte: Melhores destinos

Nosso primeira primeira sugestão de destino para o feriado de Páscoa é a inesquecível Arraial do Cabo. A distância entre o município e a capital do Rio de Janeiro é apenas de 164 km, o que dá cerca de 3 horas de ônibus – que partem de diversos terminais, inclusive do Terminal da Novo Rio.

E por que ir até arraial? Além de pequenininha e charmosa, ela tem uma das águas mais cristalinas do Brasil e não é difícil encontrar quem a compare com os lugares mais procurados do mundo, como o Caribe.

E suas águas em tons de azul turquesa são apenas um dos grandes atrativos da cidade: suas dunas e toda a natureza ao redor das prainhas fazem com que tudo pareça um cenário de filme – e que renda fotos maravilhosas para as redes sociais!

Dicas de Páscoa em Arraial:

Prato com peixe, arroz e salada Fonte: 1Zoom

Na Páscoa, arraial tem diversas atrações, como músicas na praia, além de encenações da paixão de cristo. Uma dica bacana para quem não come carne durante a semana santa ou a quaresma como um todo é aproveitar a variedade incrível de peixes e frutos do mar que são servidos na cidade.

Na Prainha, uma das principais praias de Arraial, os quiosques são conhecidos por servir lombo de bacalhau fresquinho e bastante saboroso. Na praia dos anjos, o restaurante Bar do Tuga ganha as noites servindo peixes da melhor qualidade, recém saídos do mar. Portanto, se você vai à Arraial durante o período sem comer carne vermelha, a cidade é uma opção maravilhosa!

Saindo da Novo Rio para Arraial:

Para quem deseja sair da Novo Rio, há ônibus direto do terminal, que custam cerca de R$56,00. Esse valor pode ser ajustado conforme o período pesquisado.

+ Veja Também O Que Fazer em Arraial do Cabo: Onde Fica, Praias, Pousadas e Dicas! 

4- Penedo

Penedo Fonte: Contos da mochila

Nossa quarta dica de destino para o feriado de Páscoa no Rio é o bairro de Penedo, na Região de Itatiaia. O bacana desse lugar é que ele é uma das principais colônias Filandesas do país e atrai turistas pelo charme e o clima agradável que faz mesmo dentro do alto verão. Conhecer Penedo é bastante interessante em qualquer época, porém, em festividades como o Natal e a Páscoa, a região fica ainda mais atrativa.

Dicas de Páscoa em Penedo:

Fabrica de chocolate em penedo Fonte: Mapio

Se você já foi a Penedo, deve saber que por lá o chocolate é rei e domina a região. A famosa fábrica de chocolates fica ainda mais incrível na Páscoa, quando a produção de ovos ganha proporções enormes – e o sabor é inigualável.

Estima-se que neste feriado mais de 6 mil turistas estarão por lá e, por isso, a programação promete ser boa, com eventos todos os dias, shows, apresentações, lojas abertas até tarde e restaurantes servindo os melhores bacalhaus e peixes.
Algumas programações que descobrimos nas pousadas de Penedo:

  • Caça aos ovos para crianças e adultos na pousada Suarez.
  • Almoço especial de Páscoa também na pousada Suarez.
  • Almoço romântico de Páscoa na pousada do Valle.
  • Degustação de chocolate no domingo de Páscoa na Fábrica de Chocolates.

Além disso, o centrinho irá contar com eventos diversos, como gincanas para as crianças. Vale a pena dar uma volta pela região.

+ Veja Também Salas Vips Na Rodoviária Novo Rio: Como Funciona, O Que Tem e Dicas!

5- Visconde de Mauá

Cachoeira em Visconde de Mauá Fonte: Visconde de mauá

Por fim, nossa última sugestão é passear pelo encantador distrito de Visconde de Mauá. Agradável, calmo, repleto de natureza e igrejinhas para visitar na Páscoa, é uma opção excelente para os cariocas a fim de descansar e curtir o feriado tranquilo.

Dicas de Páscoa em Visconde de Mauá:

Vidraça da chocolateria Doce Lembrança em Visconde de Mauá Fonte: Flickr

O restaurante Filho da Truta é o destino preferido dos turistas na semana santa, quando as carnes vermelhas são proibidas pela tradição. Além disso, como explicamos, as Igrejinhas locais sempre celebram missas e oferecem eventos diversos.

Para os amantes do chocolate, a chocolateria Doce Lembrança é uma boa pedida, sempre com ovos fresquinhos nessa época. Além disso, ali na vila de Maringá, há a Fábrica de Chocolate, uma loja bem agradável e com doces artesanais de se apaixonar!
Vale muito a pena conhecer!

Chegando em Visconde de Mauá:

São cerca de 167 km de distância, com opções de ônibus saindo de diversos terminais, inclusive da Novo Rio. Você poderá ir de carro também, em um trajeto de cerca de 2 horas, dependendo do trânsito.

+ Veja Também Transporte de Bagagens: Quais são permitidos, Limites, Valores e Dicas!

Cuidados e o que levar

Seja qual for sua escolha para passar o feriado de páscoa, é importante ter alguns cuidados, como:

  • Leve sempre dinheiro vivo e um cartão de crédito bloqueado com senha.
  • Não esqueça o filtro solar, especialmente na praia, como em Arrial.
  • Alugue sua hospedagem com antecedência, especialmente nas pousadas mais românticas ou aquelas que oferecem programação especial de páscoa. Lembre-se: são esperados centenas de milhares de cariocas saindo para esses destinos.
  • Compre sua passagem também com antecedência. Veja em nosso site se há opções para o seu destino.
  • Se você for de carro, sugerimos que olhe os aplicativos, como waze, para saber se não há muito trânsito naquele horário. Dê preferência para os horários da manhã ou da tarde anterior ao feriado. Siga a mesma dica ao voltar para o Rio.

Gostou das dicas de hoje com os 5 destinos para o feriado de Páscoa no Rio? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!