Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

São João Del Rei em Minas: 7 Pontos Turísticos Para Conhecer!

Igreja nossa senhora das Merces

São João Del Rei é uma cidade pequena, com menos de 200 mil habitantes, que está situada na região sudoeste de Minas Gerais, mais precisamente no Ciclo do Ouro. Pacata e histórica, viajar para lá é aproveitar ao máximo para conhecer nossa cultura desde a época da colonização.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre os principais pontos turísticos da região e como você pode curtir os dias em São João Del Rei. Confira abaixo!

+ Veja Também O Que Fazer em Juiz de Fora? 8 Melhores Roteiros Para Você Fazer!

Onde fica e como chegar em São João del Rei partindo da Novo Rio?

Partindo da Rodoviária Novo Rio, existem ônibus que fazem esse trajeto. A autoviação responsável é a “Grupo Paraibuna”, que oferece opções com leito e executivo. O valor varia entre cerca de R$125,00 e R$170,00 reais. A viagem dura 5 horas e meia.



Pontos turísticos imperdíveis da cidade!

Agora que você já sabe como chegar em São João Del Rei em Minas Gerais. É hora de descobrir o que fazer por lá durante seu tempo por lá. Além de passear pelo centro histórico e ver de pertinho as construções ainda, tem muito mais o que fazer na cidade. Confira os principais pontos turísticos que separamos:

1- Catedral Basílica nossa Senhora do Pilar

Imagens na Catedral Basílica nossa Senhora do Pilar Fonte: Wikipédia

A Catedral Basílica nossa Senhora do Pilar é um dos principais pontos turísticos da cidade. Construída nos meados de 1700, ela é hoje considerada patrimônio cultural e artístico Nacional.

Considerada uma das mais bonitas da cidade, seu interior com detalhes dourados feitos à mão impressiona mais do que o exterior – por isso, vale muito a pena fazer a visitação por dentro. As enormes janelas laterais também deixam o visitante de boca aberta, assim como a arquitetura geral da Igreja.

Para quem quer saber o que fazer em São João Del Rei, a Catedral Basílica nossa Senhora do Pilar não pode ficar de fora do roteiro, não importa quantos dias você passe na região.

2- Memorial Tancredo Neves

Memorial Tancredo Neves Fonte: D&d mundo a fora

O ex-presidente Tancredo Neves nasceu em São João Del Rei e guardava um carinho imenso por ela. É por esse motivo que ele fora enterrado também no cemitério da cidade – que até os dias de hoje relembra os feitos desse político que marcou história.

Além de visitar o túmulo de Tancredo, é possível ir até o memorial dedicado a ele, localizado no centro histórico. No memorial, há fotos preservadas, objetos e uma narrativa explicando como foi a vida e os feitos do ex-presidente.
Para quem gosta de política ou de história brasileira, o local é um passeio imperdível e bastante agradável.

3- Ponte do Rosário

Ponte do Rosário Fonte: Wikipédia

A Ponte do Rosário é uma das mais bonitas do país. Construída em pedra no ano de 1800, ela representa toda nossa cultura colonial – e está muito bem preservada pelas autoridades locais.

Ligando os dois lados da cidade, vale muito a pena tirar algumas horinhas para fazer uma caminhada no centro histórico, passando pela ponte e conhecendo mais sobre a cidade.

4- Igreja São Francisco de Assis

Igreja São Francisco de Assis Fonte: Wikipédia

Se tem uma Igreja que merece ser conhecida é a de São Francisco de Assis. O que mais chama a atenção dos visitantes é sua fachada feita à mão, com detalhes que parecem uma pintura. Se sentir vontade, é possível visitar a parte de dentro da Igreja. O Ingresso custa 4 reais e é possível fotografar e tirar fotos.

5- Museu Ferroviário e Museu de Arte Sacra

Museu de arte Sacra Fonte: Tripadvisor

Além das Igrejas, São João del Rei também tem museus interessantes para serem visitados. Entre eles, podemos citar o Museu Ferroviário e o Museu de Arte Sacra. Ambos são passeios muito legais para serem feitos com crianças ou até mesmo só os adultos.

No Museu Ferroviário, é possível ver de pertinho a Maria Fumaça da época, além de réplicas de trens antigos e peças originais. No Museu de Arte Sacra, é possível conhecer algumas obras de Aleijadinho e obras da Igreja Católica. Vale a pena conhecer os dois!

6 – Maria fumaça

Maria fumaça Fonte: Vli Logistica

Quem nunca desejou fazer um passeio de maria fumaça, não é mesmo? Em São João Del Rei isso é possível e, melhor ainda, muito fácil.

Basta ir até o Museu Ferroviário, onde é possível ver de pertinho equipamentos e peças que fazem parte da história da ferrovia da região, além de fotos incríveis da época da inauguração e primeiros anos de atividade.

Depois de apreciar esses materiais é possível fazer um passeio de Maria Fumaça até a cidade vizinha, Tiradentes.

O trajeto é lindo! A Serra de São José é um espetáculo a parte e o mais legal é aproveitar para já conhecer Tiradentes que é um lugar cheio de histórias para contar também.

Para que você já se programe: os horários da Maria Fumaça são de quarta a sexta às 9h, 11h, 13h e 16h, sábados às 9h, 13h, 14h e 16h e domingo às 9h e às 13h.

7 – Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja Nossa Senhora do Carmo Fonte: Guia viagens Brasil

Por fim, nossa última dica do que fazer em São João del Rei é conhecer a Igreja Nossa Senhora do Carmo, uma das principais da cidade. Construída em 1732, ela representa bem o que a região tem de melhor: lugares históricos, que estão preservados desde a época colonial.

Seu interior pode ser visitado gratuitamente e por lá ocorrem algumas missas aos domingos. As torres octogonais são o ponto forte da Igreja, que traz na sua construção algumas referências da época do movimento artístico Rococó.
Vale muito a pena explorar a Igreja com calma, de preferência junto com as demais para comparar as diferenças e similaridades.

Além dos passeios que separamos, é possível também andar de Maria Fumaça e conhecer o casarão Solar Neves, um dos mais famosos do centro histórico.

Gostou das dicas de hoje sobre o que fazer em São João del Rei? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!