Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Conheça os Melhores Roteiros Para Você Fazer em Itatiaia – RJ!

Pessoa no Parque Nacional do Itatiaia

Localizada no interior do Rio de Janeiro, Itatiaia é uma cidade que conta com cerca de 30 mil habitantes e é bastante explorada para o turismo. Integrante da região da Serra da Mantiqueira, o município proporciona diversos passeios próximo a natureza como montanhas, florestas, cachoeiras e outras várias atrações.

Para você aproveitar o melhor que Itatiaia tem a oferecer, preparamos quatro passeios que você não pode deixar de fazer. Confira!

+ Veja Também O Que Fazer em Penedo RJ: 3 Roteiros Fascinantes Para Você Fazer!

Como chegar

Itatiaia está localizada praticamente na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e a cerca de 194 quilômetros da capital carioca.

  • De avião, os aeroportos mais próximos ficam situados no Rio de Janeiro: Galeão e Santos Dumont, que recebem voos do Brasil inteiro. Do Rio a Itatiaia, você pode pegar a Via Dutra (BR-116).
  • Para quem deseja ir de carro, a Via Dutra é a melhor opção, seja partindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo.
  • Já em relação a ônibus, você pode embarcar dentro da Novo Rio em um dos veículos da viação Cidade do Aço ou Sampaio faz o trajeto Rio de Janeiro x Itatiaia!

Pontos turísticos

Itatiaia destaca-se pelo turismo ecológico, proporcionando inúmeros passeios que envolvem trilhas, montanhas, cachoeiras, florestas e lagos. O destaque fica por conta do Parque Nacional de Itatiaia, um dos mais importantes do Brasil. Confira cinco pontos turísticos que você pode explorar na cidade.

1 – Parque Nacional de Itatiaia

Parque Nacional do Itatiaia Fonte: ICMBio

Localizado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia foi inaugurado em 1937 pelo presidente Getúlio Vargas e abrange vários municípios do Rio Janeiro e Minas Gerais, como Resende, Bocaina de Minas, Itamonte, além é claro, de Itatiaia. Por lá você pode explorar inúmeras atrações, como banhos em cachoeiras, observação de aves e borboletas, caminhadas, ciclismo, escalada, montanhismo, piquenique e muito mais.

A fauna e flora do local são bastante ricas e exuberantes, sendo composta por algumas espécies que só crescem ali, como bromélias e orquídeas, além da Buchenavia hoehneana, um tipo de árvore que está ameaçada de extinção.

Além disso é possível encontrar mamíferos, como pacas, quatis e até onças-pardas, porcos-do-mato e queixadas. O Parque conta com uma grande diversidade de pássaros, como o beija-flor, colibri, tucanos-de-bico-verde e guachos.

O Parque pode ser visitado ao longo de todo o ano, incluindo fins de semana, feriados e datas comemorativas. O ideal é fugir dos períodos de chuva e frio para poder aproveitar melhor o local, explorando todas as belezas que ele tem a oferecer. O ingresso para o público geral custa em torno de R$ 30.

2 – Mirante do Último Adeus

Placa para o Mirante do Último Adeus Fonte: Análise de viagem

Dentro do Parque Nacional de Itatiaia está localizado o Mirante do Último Adeus, de onde se avista o Rio Campo Belo, a abundante Mata Atlântica, a Represa do Funil e a Serra do Mar.

O local é um prato cheio para quem gosta de explorar a natureza e apreciar lindas paisagens. Segundo os guias locais, apesar do nome triste, a história que é contada sobre a origem do nome deste belo local é a versão popularizada pelo comendador Henrique Irineu de Souza, proprietário das terras que ficavam abaixo do mirante e que morava no local com sua família.

Uma de suas filhas ficou noiva do Visconde do Salto, proprietário das terras vizinhas acima e bem no meio do trajeto entre as duas fazendas estava localizada a pedra do mirante, ponto no qual não era mais possível avistar a casa da fazenda e onde a família se despediu.

3 – Véu de Noiva

Cachoeira Véu de Noiva Fonte: Guia viagens Brasil

Outra atração situada dentro do Parque de Itatiaia e com 40 metros de queda, o Véu da Noiva possui um poço natural de águas cristalinas, perfeitas para um banho natural. O Véu fica numa clareira no meio da mata, o que parece torná-la ainda mais bela. Para chegar até lá, o acesso é por trilha curta que dura cerca de minutos de caminhada.

O caminho não é difícil mas pode apresentar alguns desafios para quem não tem muita experiência, pois alguns trechos são mais íngremes e escorregadios, além de outros mais estreitos, e tranquilos com uma escada para auxiliar.

+ Veja Também Floresta da Tijuca: Onde Fica, Como Chegar, O Que Levar e Roteiros!

4 – Agulhas Negras

Agulhas Negras Fonte: ICMBio

Uma das principais atrações do Parque de Itatiaia é o Pico das Agulhas Negras, um ponto turístico perfeito para quem gosta de um desafio na natureza e uma linda paisagem. Com mais de 2.7 mil metros de altitude, é o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro e o quinto do Brasil.

O percurso até o pico é bastante intenso, levando aproximadamente quatro horas da portaria até o cume. Para chegar até lá, é preciso realizar além de muita caminhada, escaladas de grau fácil, o que torna o local um grande atrativo para os mais aventureiros.

Ao longo do trajeto, é possível encontrar trechos com lama, terra, e rocha, rampas íngremes de rocha e alguns pontos onde é necessário o auxílio de corda e equipamentos de segurança para transpor. Porém, todo o esforço é extremamente recompensado, pois ao se chegar no cume, os visitantes são presenteados com uma lindíssima vista 360 graus para o Vale do Paraíba, Serra do Mar, Serra Fina e diversos outros pontos da região carioca.

Gostou do artigo de hoje? Então compartilhe em suas redes sociais e até o próximo post!