Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Praias do Rio de Janeiro – 13 Lugares Que Vale a Pena Visitar!

Praias no Rio de Janeiro

As praias do Rio de Janeiro são atrativos imperdíveis para quem quer conhecer o que a cidade tem de melhor para oferecer. Areia branquinha, mar em diversas tonalidades e muita infraestrutura local são alguns dos principais motivos para passar um dia inteiro sem ver o tempo passar!

No texto de hoje, separamos as principais praias do Rio e que merecem serem curtidas sem pressa. Confira abaixo!

As principais praias do Rio de Janeiro! Conheça 13 dicas!

Separamos abaixo 13 opções de praias no Rio de Janeiro para quem quer curtir o dia todo e conhecer o que a cidade tem de mais incrível. Falaremos um pouco sobre como aproveitar cada uma delas, como chegar e os cuidados importantes de tomar durante o seu dia. Anote!



1- Praia do Leblon

Praia do Leblon Fonte: Veja no mapa

A Praia do Leblon é uma das das mais famosas da cidade maravilhosa e uma das mais importantes para o turismo. Por lá, a dica é visitar o Mirante do Leblon ou ficar em alguns dos barzinhos da orla para passar o dia todo!

Com areia branquinha e fininha, uma orla repleta de turistas, muitas opções para comer e opções de lazer, como andar de bike e patinete, o Leblon é um passeio imperdível e possível de gastar boas horas sem nem perceber o tempo passar.

Vale a pena sentar em uma cadeira de praia e observar o movimento das pessoas, inclusive dos cariocas que adoram curtir a região. No mais, temos certeza de que você vai amar o Leblon e poderá até mesmo se hospedar por lá!

  • Cuidados: A praia do Leblon é bastante tranquila e segura, mas vale a pena se preocupar com grandes multidões e evitar o usar o celular nos calçadões, especialmente perto de ciclovias.
  • Como chegar: Saindo da Novo Rio, você pode pegar o VLT linha 1 até a praia formosa e fazer baldeação para o metrô na linha L1. Desça na estação Altero de Quental.

2- Praia da Barra

Praia da Barra da Tijuca Fonte: Loucos por praia

A Barra da Tijuca é um bairro mais afastado que, por isso, tem de tudo um pouco, desde bares, baladas, shopping e centenas de restaurantes. A praia é excelente para surf e conta com um calçadão para caminhadas e corridas.

Quem vai ao Rio pela primeira vez, dificilmente se hospeda na Barra, que é considerada quase uma cidade à parte das demais, devido à distância. Mas, se você tem vontade de ficar mais próximo da região, com certeza encontrará por lá muito mais cariocas do que turistas, o que será uma diferencial para sua viagem.

Além disso, como já falamos, a praia da Barra é excelente para o surfe e recebe de vez em quando alguns campeonatos amadores. Para quem gosta de treinar em um lugar menos cheio, o bairro é ideal! Mesmo para quem se hospedar em outras regiões, se tiver tempo, vale a pena conhecer a Barra!

  • Cuidados: Ondas fortes podem ser perigosas. Não entre na água se a bandeira estiver vermelha!
  • Como chegar: Para quem sai da Novo Rio, é possível pegar o VLT linha 1 e fazer baldeação na estação Cinelândia para o metrô. Siga até a estação Jardim Oceânico e depois pegue o BRT até o terminal alvorada.

+ Veja Também Conexão Barra: Descubra Como Você Pode Economizar na sua Passagem!

3- Praia de Copacabana

Pessoas na Praia de Copacabana Fonte: Loucos por praia

A mais famosa praia do Rio, sem dúvidas, é a praia de Copacabana. Por lá, você passará pelo famoso Copacabana Palace, terá um visual lindo do Pão de Açúcar e poderá curtir o dia todo nos barzinhos destinados para todos os públicos.

A Praia de Copacabana é famosa também pela estátua de Carlos Drummond de Andrade, que viveu muitos anos no Rio de Janeiro e amava a região – onde pôde se inspirar para diversos textos memoráveis.

Além de tirar a conhecida foto com a estátua, você pode também conhecer a Colônia de pescadores, pedalar na ciclovia ou na pista que fica fechada aos domingos para carro, alugar um patinete e explorar a orla, além de passear pela areia e curtir o mar quentinho da cidade.

Para quem quer ficar bem hospedado, aliás, Copacabana é uma excelente opção, já que está entre os bairros mais badalados e pertinho dos demais mais conhecidos da zona sul.

  • Cuidados: Por ser uma praia muito cheia e bastante procurada pelos turistas, Copacaba pode sofrer com assaltos. Vale a pena ficar de olho. Além disso, o sol é bastante forte e o turista mais desavisado pode sofrer com queimaduras. Passe protetor solar!
  • Como chegar: Saindo da Rodoviária Novo Rio, faça o mesmo caminho que para o Leblon, porém, desembarque na estação Siqueira Campos.

4- Praia Ilha Grande

Barco na Ilha Grande Fonte: Quero viajar mais

Já quem tem o sonho de conhecer Angra dos Reis, pode se apaixonar por Ilha Grande, uma ilha incrível da região. Com águas cristalinas e areia fininha, ilha grande está entre umas das praias mais bonitas do país.

O passeio de um dia pode render inúmeras opções de lazer, como esportes aquáticos, tour de lancha ou barco, trilhas ou mesmo um dia inteiro na praia, sem pensar em nada e sem nenhuma preocupação.

Se você é aventureiro e não quer ficar em uma praia só, saiba que a Ilha Grande conta com centenas delas. Isso porque estamos falando de uma ilha com 193 quilômetros de área. Não vão faltar opções para se apaixonar pela região e querer ficar mais do que apenas um dia!

  • Cuidados: A praia é bastante tranquila e segura. A dica aqui é tomar cuidado com o excesso de sol!
  • Como chegar: Saindo da Novo Rio, pegue o ônibus da autoviação Costa Verde para Angra dos Reis. De lá, será necessário utilizar um barco ou lancha para Ilha Grande, geralmente incluídos em passeios.

+ Veja Também Angra dos Reis: O Que Fazer, Como ir, Roteiros e Dicas!

5- Praia do Forte

Praça em frente a praia do Forte

Saindo do Rio de Janeiro, uma boa pedida é conhecer Cabo Frio e a famosa Praia do Forte. Águas de cores azuis claras, areia branquinha e muita gente bacana são alguns dos atrativos da região. Você vai se surpreender com tanta beleza e, com toda certeza, vai pensar duas vezes antes de ir embora.

Cabo frio, além da praia do forte, conta com dezenas de outras praias exuberantes e que têm essa característica difícil de encontrar em qualquer outro lugar do mundo: águas cristalinas e limpinhas, mesmo em épocas de alto turismo na região.

Para quem quer curtir agito ou passar o dia relaxando, a Praia do Forte é uma excelente opção, já que une o melhor dos dois mundos, além de ser possível partir de lá para diversos passeios. Se apaixone por Cabo Frio!

  • Cuidados: Como toda cidade muito turística, podem haver problemas para os mais desavisados. Deixe suas coisas com pessoas de confiança quando for entrar no mar. Além disso, evite ficar muito exposto no sol, especialmente sem protetor.
  • Como chegar: Quem sai da Novo Rio pode pegar o ônibus da autoviação 1001, que custa cerca de R$50,00 reais. O trajeto dura apenas duas horas e meia!

+ Veja Também Roteiros Para Você Fazer Nas 8 Melhores Praias de Cabo Frio -RJ!

6- Pontal do Atalaia

Escadaria do Pontal do Atalaia Fonte: Melhores destinos

A Praia do Pontal do Atalaia fica em Arraial do Cabo, que está localizado pertinho de Cabo Frio. A praia em si é uma das mais bonitas do Brasil e conta com um mar azul claro que vai te deixar com vontade de nunca mais ir embora!

  • Cuidados: Por ser uma praia cheia, podem haver problemas. Fique de olho nos seus pertences e não se esqueça de passar protetor solar!
  • Como chegar: Pegue o ônibus da autoviação 1001 na Rodoviária Novo Rio. O valor gira em torno dos R$50,00 e a viagem dura quase 3 horas.

+ Veja Também  O Que Fazer em Arraial do Cabo: Onde Fica, Praias, Pousadas e Dicas!

7- Praia do Arpoador

Pessoas na Praia do Arpoador Fonte: Agenciabrasilebc

Quer ter um visual incrível do Pão de Açúcar, de quebra, curtir um pôr-do-sol que está entre os mais bonitos do mundo? A Praia do Arpoador oferece tudo isso, além de uma excelente estrutura hoteleira, água clarinha e calma no verão e localização privilegiada.

Sem dúvidas, vale a pena passar um dia todo por lá e se apaixonar pelo pôr-do-sol na Pedra do Arpoador, um dos mais conhecidos do Rio de Janeiro. A dica aqui é chegar cedo para conseguir seu lugarzinho e esperar até o fim da tarde.

A praia em si é bastante calma e excelente para banho, com exceção de dias onde há ressacas ou muita chuva. Além disso, no arpoador há dezenas de bares e quiosques no entorno do calçadão, então, você poderá passar o dia todo apenas curtindo o clima local e comendo petiscos de excelente qualidade.

Para quem gosta de surfar, há dias em que a praia do Arpoador está com mais ondas e até recebe campeonatos amadores. Por fim, vale a pena passear na pista de skate do bairro, onde é possível tirar várias fotos incríveis do mar!

  • Cuidados: Evite ficar na praia à noite quando sentir que a quantidade de pessoas diminuiu muito. No geral, a região é bastante tranquila e pode ser visitada em qualquer horário, mas vale a pena ficar de olho!
  • Como chegar: Faça o mesmo caminho que o do Leblon e Copacabana, porém, desça na estação General Osório.

8 – Praia da Macumba

Praia da Macumba - Praias do Rio de Janeiro

Fonte: Clickpraias

A Praia da Macumba fica localizada ao lado da Praia do Recreio, no Recreio dos Bandeirantes, e é uma das mais procuradas por surfistas em busca de ondas perfeitas e um visual incrível. Com uma extensão de areia grande, na maré baixa vale a pena subir até o pontal Tim Maia, já que um pedacinho de areia se forma ali, permitindo a aventura.

  • Cuidados: Se você for subir no Pontal Tim Maia, tome cuidado e vá sempre acompanhado. Caso se sinta mal ou mesmo perceba que vai cair, peça ajuda para quem estiver com você. O visual é lindo, mas é preciso caminhar com segurança.
  • Como chegar: Saindo da Novo Rio, você pode pegar o VLT até Cinelândia. De lá, siga até a estação Jardim Oceânico do Metrô e use o BRT para chegar até a estação Salvador Allende. Caminhe cinco minutinhos a pé até a praia!

9- Praia da Reserva

Pessoas na Praia da Reserva

Fonte: Blogapontador2

A Praia da Reserva é um lugar excelente para famílias ou mesmo para quem vai sozinho. Tranquila, com menos agito do que as mais famosas do Rio, ela tem uma extensão de areia agradável, conta com uma orla bacana, ciclovia, estrutura de quiosques em alguns pontos e vendedores ambulantes. Vale a pena passar o dia todo por lá!

  • Cuidados: A praia é mais tranquila, porém, pode ter ondas fortes em alguns momentos do ano, como em grandes ressacas. Por isso, tome cuidado com o mar e fique de olho na sinalização que os bombeiros colocam sempre no entorno.
  • Como chegar: Por ser uma praia mais reservada, o acesso só é possível de carro ou mesmo de bicicleta. Para quem não tem como ir com o próprio veículo, a sugestão é seguir caminho até a Barra da Tijuca, como explicamos acima, e depois utilizar transporte pago, como Uber ou Táxi.

10- Praia de Itaúna em Saquarema

Praia de Itaúna em Saquarema

Fonte: Trilhaseaventuras

Para os apaixonados pelo Surf, a Praia de Itaúna em Saquarema é uma excelente opção de passeio. A faixa de areia é bem grande, o que possibilita que você passe o dia todo curtindo um pouco o clima entre uma onda e outra

Além disso, a praia costuma ser tranquila e tem mais turistas em dias de alta temporada, ficando bem calma em finais de semanas convencionais – ótimo para quem quer descansar sem sentir sufocado pelo excesso de pessoas.

  • Cuidados: Para quem não surfa, é preciso tomar cuidado com o mar bravo de Itaúna, pois as ondas podem ser perigosas, especialmente para os que não sabem nadar. Vale a pena ficar na beira mar ou entrar com cautela na água.
  • Como chegar: A cidade de Saquarema fica a duas horas e cinco minutos do Rio de Janeiro e você pode embarcar direto na Rodoviária Novo Rio. O valor das passagens gira em torno de R$34,00 e a autoviação responsável pela venda é a 1001.

11- Praia de Itacoatiara

Praia de Itacoatiara

Fonte: Renata Viaja

A Praia de Itacoatiara fica em Niterói, cidade vizinha ao Rio de Janeiro. Com um visual incrível oferecido pelas enormes pedras do seu entorno, o pôr do sol por lá também é de tirar o fôlego e merece ser apreciado com calma.
Com águas mansas, a Praia de Itacoatiara é ideal para famílias com crianças, já que o mar não é perigoso e nem com ondas fortes – exceto em dias de ressaca, quando é melhor evitar entrar em qualquer praia da cidade.

  • Cuidados: Mesmo que Niterói fique bem perto do Rio de Janeiro, em dias muito lotados, aconselhamos sempre que você compre sua passagem adiantada para evitar filas ou esperar demais por um ônibus. Caso vá de carro, verifique o trânsito!
  • Como chegar: Você pode pegar um ônibus na rua General Luís Mendes de Morais, que fica a 4 minutos da Rodoviária Novo Rio e desembarcar em Niterói. De lá, pegue um Uber ou um ônibus que vá até a Praia de Itacoatiara.

12- Praia do Secreto

Praia do Secreto

Fonte: Fui ser viajante

A Praia do Secreto fica no Recreio do Bandeirantes e é uma excelente opção para quem quer um pouco de aventura e conhecer um lugar totalmente diferente. Apesar do nome, não é em si uma praia, mas uma piscina natural que se forma quando as ondas batem nas praias e enchem-as de água. Vale muito a pena conhecer e se apaixonar!

  • Cuidados: Para chegar à piscina, será preciso descer uma pedra bem íngreme, logo, não é recomendado ir com crianças ou pessoas com dificuldade para se locomover.
  • Como chegar: Faça o mesmo caminho que explicamos para a Praia da Macumba e, de lá, pegue um Uber ou uma van até a trilha. Para chegar à piscina, como dissemos, é preciso ir a pé.

13- Praia de Grumari

Praia de Grumari

Fonte: Curta RJ

A Praia de Grumari fica em uma área de proteção ambiental e é um verdadeiro paraíso ainda não explorado pelos turistas. Com águas em tons de azul, mar calminho e uma areia branca fininha, a praia é um verdadeiro refúgio em meio ao caos da cidade.

  • Cuidados: A Prainha é tranquila e bem pouco frequentada, exceto em dias de alta temporada. Mesmo assim, fique atento e deixe seus pertences sempre com você!
  • Como chegar: Vá até a Praia da Macumba ou até a Barra da Tijuca e de lá pegue um Uber ou um Táxi.

Gostou das dicas de hoje sobre os 7 lugares mais legais para conhecer no Rio de Janeiro e região? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!