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Perdi o ônibus! Saiba o Que Fazer, Seus Direitos e Dicas!

Mulher na rodoviária sentada com malas

“Perdi o ônibus e agora terei que comprar outra passagem?”. Essa dúvida tão comum e que pode causar um desespero enorme nos passageiros é fácil de responder, afinal, está na lei e todas as companhias de transporte coletivo interestadual, intermunicipal e internacional devem cumprir à risca.

Mas, como a legislação fala? Qualquer pessoa pode solicitar uma nova data sem nenhum custo adicional? Vamos solucionar abaixo essas e outras dúvidas!

+ Veja Também Conheça os Seus Direitos e Deveres Como Passageiro De Ônibus!

Perdi o ônibus e agora? Minha passagem não vale mais?

Segundo a ANTT, o passageiro que perdeu o ônibus tem o direito de trocar sua passagem. Isso é dito na Resolução número 4282 de 17 de fevereiro de 2014, onde fica claro que a passagem tem validade de um ano após sua emissão.

Porém, existem ressalvas que merecem ser explicadas. Vamos às regras de trocas:


Regras para viagens fora do estado, ou seja, as interestaduais:

Passageiro trocando passagem Fonte: Rodosoft

Todo passageiro tem o direito de trocar sua passagem sem custo algum, seja no site da Novo Rio ou mesmo no Guichê da empresa, com antecedência de até 3 horas antes da partida no ônibus.

Portanto, se você perceber que vai perder o horário e não conseguirá chegar a tempo, vale a pena fazer a troca o quanto antes para garantir essa isenção de taxas.

Mas, se acontecer de houver a perda do ônibus, a situação muda. Nesse caso, a troca só será permitida no guichê da empresa e com uma multa de 20% do valor da tarifa.

Entenda que a passagem tem validade de um ano, porém, a empresa pode alegar que suas regras são de 3 horas antes da partida para a troca. Sugerimos que você ligue na companhia assim que for possível e peça para que a troca seja realizada.

Regras para viagens dentro do mesmo estado, ou seja, intermunicipais:

Pessoas no guichê da Novo Rio

Já nas viagens dentro do estado, a regra para troca é de até uma hora antes do horário de partida que está impresso no bilhete. Essa troca é sem nenhum custo adicional, a não ser que seja feita uma rota mais cara – necessitando ser feito o pagamento da diferença.

Perdeu o ônibus? Infelizmente, a troca não será mais possível e a empresa tem o direito de invalidar a sua passagem.

Nesse caso, a melhor solução é perguntar no guichê se o próximo horário não estará disponível para sua viagem, mediante uma taxa, que pode ser de até 20% do valor total. É importante frisar que, em viagens dentro do estado, a empresa não é obrigada a devolver o seu dinheiro ou garantir outra passagem.

Isso acontece porque os Estados possuem leis diferentes e próprias. Logo, se ficou decidido que o seu Estado não dá obrigatoriedade às empresas para fazer essa remarcação, será preciso conversar e tentar encontrar um assento disponível na próxima partida.

Reembolso – É possível?

Mão passando dinheiro para outra mão Fonte: Grupo Thapymar

Vale lembrar que as regras citadas acima só valem para a troca da passagem. Se você desejar o reembolso, só terá direito a ele se:

  • Chegar com três horas de antecedência no Guichê para viagens interestaduais e intermunicipais.
  • Abrir mão de 5% do valor para cobrir despesas da auto viação.



Dicas para não perder o ônibus

Menino viajando de ônibus Fonte: Planeta Cativante
Perder o ônibus pode ser um transtorno, especialmente em viagens mais curtas, onde a empresa não precisa devolver o seu dinheiro ou remarcar sua passagem.

Mesmo que haja a possibilidade de conseguir um assento disponível, a melhor saída é tentar não perder a viagem. Separamos algumas dicas que podem ajudar:

Se planeje com antecedência

Hoje em dia, temos GPS e mapas atualizados online. Se puder, sempre dê uma olhada com duas horas de antecedência da saída para verificar se o trânsito não ficou congestionado. Faça isso sempre que tiver oportunidade e saia com uma boa margem de erro.

Perceba o atraso antes

É difícil prever atrasos na maioria dos casos mas, às vezes, é possível ter uma ideia de que algo vai dar errado. Se ao sair de casa o tempo estiver ruim, chovendo ou você olhar no GPS que terá problemas para chegar na hora, ligue na auto viação e já informe seu possível atraso.

Isso pode ajudar na hora de conseguir uma remarcação, já que eles terão a chance de colocar outra pessoa no seu lugar.

Compre passagens online

Não quer enfrentar as filas dos guichês? Compre passagens online e evite tumulto e correria na hora de embarcar. Pelo site da Novo Rio, é possível ver todos os horários disponíveis e garantir seu lugar mesmo quando a Rodoviária estiver lotada.

Não esqueça: você tem os seus direitos e a auto viação é obrigada a cumpri-los. Conheça as leis, tente ser pontual e procure ajuda de um funcionário em caso de problemas.

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