Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

O que fazer no Porto Maravilha? 11 Melhores Atrativos Para Você!

VLT passando em frente o Mural da Orla no Porto Maravilha

O Porto Maravilha ou, como é chamado, Boulevard Olímpico, faz parte da região portuária do Rio de Janeiro, que foi reconstruída a fim de trazer mais opções de lazer e ser palco de diversas estruturas olímpicas. Como lembrança dessa época, o local abriga uma série de atrações incríveis para o visitante! Separamos algumas delas no texto de hoje! Confira!



Como e quando ir ao Porto Maravilha?

VLT do Rio de Janeiro Fonte: viatrolebus

Uma das atrações principais do Porto Maravilha é o chamado VLT, uma espécie de bondinho moderno que diversos pontos próximo ao centro do rio. Uma das alternativas para quem vem de fora é sair do Aeroporto Santos Dummont ou mesmo da Rodoviária Novo Rio direto ao Boulevard Olímpico.

Além disso, é totalmente possível fazer o trajeto de qualquer região da cidade utilizando transportes públicos. A dica é comprar o bilhete único que oferece opção de aproveitar todos os tipos de meios de locomoção: metrô, ônibus e o VLT. Assim, você economiza e explora bem a cidade!

Em relação aos melhores dias para ir, vale lembrar que o Rio é uma cidade quente e litorânea. Se você quer aproveitar também as praias, o verão é uma boa pedida. Para quem quer passear pela região e não deseja enfrentar muito calor, a primavera é excelente – além de contar com menos turistas!

+ Veja Também Como Sair da Novorio de VLT? Dicas Para Você Curtir o Passeio!

Roteiros para fazer no local – O que fazer em Porto Maravilha?

Separamos algumas dicas de roteiros imperdíveis para você conhecer na zona portuária do Rio de Janeiro. Saiba que essa é uma região que vem sendo valorizada ano após ano e hoje é totalmente segura e pronta para receber os turistas de braços abertos.

Anote todas elas e não deixe de visitar os lugares mais incríveis da região!

1- Museu do Amanhã

Parte de trás do Museu do Amanhã Fonte: Museus.gov

Visitar o Museu do Amanhã é um das coisas mais bacanas em relação ao que fazer no Porto Maravilha. Localizado na Praça Mauá, que falaremos mais abaixo, ele é um marco arquitetônico e um passeio muito interessante para crianças e adultos.

Por fora, o projeto encanta e o Museu é quase uma obra de arte. Por dentro, os visitantes podem ter uma noção completa da nossa vida no planeta, desde o BigBang até informações sobre o futuro da humanidade. É uma verdadeira viagem do passado até o amanhã!

Você pode comprar os ingressos pelo site do Museu do Amanhã ou diretamente no local, lembrando que esse mês de janeiro a entrada ao museu é gratuita!


2- Confeitaria Colombo

Interior da Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro Fonte: Veja rio

São mais de 120 anos de história que fazem da confeitaria Colombo uma parada quase obrigatória para quem visita a Zona Portuária do Rio de Janeiro. Com uma arquitetura incrível do século passado, comer por lá é um deleite que merece ser degustado aos poucos, com calma e sossego.

Como dica, vale a pena experimentar o delicioso Buffet completo das 17 as 19:30, que dá direito às chás, sucos, doces e salgados preparados no mesmo dia.

3- Morro da Conceição

Casas no Morro da Conceição Fonte: Flickr

O Morro da Conceição foi revitalizado junto com toda a zona Portuária e hoje abriga uma série de atrativos interessantes de serem visitados, como sua escadaria repleta de artes feitas em mosaico e construções de época colonial que encanta qualquer apaixonado pela história do país.

Entre os locais no Morro da Conceição que devem ser visitados por lá estão a Pedra do Sal, o Museu de Arte do Rio, que falaremos mais abaixo, e o Jardim suspenso do Valongo.

A Pedra do Sal recebeu esse nome devido ao descarregamento de sal que ocorria na época da escravidão naquele local. Sua fama se fortaleceu com as famosas rodas de samba, que ainda ocorrem por lá aos fins de semana e feriados. Grandes nomes como Pixinguinha tocaram na região.

O Jardim Suspenso do Valongo é um mirante incrível e belíssimo da região. Além disso, ele respira arte: são exposições diárias que ocorrem por lá, tornando o local ainda mais interessante de ser visitado.

Sem dúvidas, o Morro da Conceição é um dos pontos turísticos mais completos da Zona Portuária e indicamos que você tire algumas horas para conhecer todos os seus detalhes!

4- Museu de Arte do Rio

Exposições no Museu de Arte do Rio Fonte: Estudio carlos fortes luz

O MAR, Museu de Arte do Rio, fica localizado na praça Mauá e é um marco histórico da cidade. Abrigado em dois prédios, sua imponência arquitetônica chama atenção de longe e é difícil não passar pela região do Porto Maravilha e não conhecê-lo.

O Edifício mais antigo é o famoso Palacete Dom João VI, preservado desde o século passado e que resume bem a energia da região. Tombado como patrimônio histórico, ele vem sendo vistoriado para aumentar a segurança dos visitantes e moradores da região.

São centenas de exposições todos os anos, porém, normalmente é possível visitar acertos que contam a história do Rio de Janeiro, com fotografias, objetos doados ao longo dos anos e até mesmo vídeos e produções digitais. Vale muito a pena passar por lá!

5- Centro Cultural do Banco do Brasil

Porta de entrada do Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro Fonte: MuseuBrasil

O Centro Cultural do Banco do Brasil abriga um acervo de livros incrível e grandioso no seu quinto andar. Mas, são suas exposições que fazem dele um dos mais importantes Museus da atualidade. São centenas delas durante o ano, que mesclam arte moderna, contemporânea, pinturas e outros.

Mesmo quando não houver grandes exposições, o Centro Cultural é, por si só, um capítulo à parte: sua arquitetura impressiona por dentro e por fora e os detalhes do período colonial estão em cada pedaço da construção.

6- AquaRio

Menina olhando tubarão no áquario Fonte: Gazeta do povo

O AquaRio é um passeio imperdível para quem visita a região portuária. Localizado bem próximo de todas as atrações do Boulevard Olímpico, é possível chegar até andando dos outros pontos turísticos.

Entre as atrações, o tanque gigantesco feito de acrílico e em formato de túnel é o que mais chama a atenção de crianças e adultos. Dele, é possível ver espécies diferentes de peixes, tubarões e arraias. O ingresso para visitar o maior aquário da América do Sul custa cerca de R$100,00 inteira e R$50,00 meia.

7- Praça Mauá

Vista aérea da praça Mauá Fonte: Agência de Notícias

A Praça Mauá, que abriga os dois museus mais importantes do Rio citamos logo acima, é um ponto de referência para quem vai visitar a zona Portuária. Mesmo para quem não irá entrar nos Museus, a praça em si é um passeio bacana, já que tem um visual muito bacana da ponte Niterói e reúne jovens, crianças e adultos em um clima bem agradável – com a vantagem da brisa do mar em dias mais quentes.

A praça foi uma das primeiras revitalizações de Porto Maravilha e hoje é um lugar bastante seguro para passear e curtir um fim de tarde depois de muitos passeios na região.

8 – Orla do Conde

Vista aéreas dos armazém na Orla Prefeito Luiz Conde Fonte: Odebrecht

A Orla Prefeito Luiz Conde é um dos legados que as Olimpíadas deixaram para a cidade do Rio. Feita em madeira e com um visual incrível da Baía de Guanabara, é ideal para tomar um sorvete e descansar após um dia cheio na região.

São quase 4 quilômetros de extensão, que faz com que muitos moradores e turistas aproveitem o fim de tarde para caminhar à beira-mar ou enquanto não vai até outra atração do Porto Maravilha. A orla do Conde é um passeio imperdível e quase obrigatório para quem quer ver de pertinho as construções e revitalizações das Olimpíadas.

O caminho total da Orla vai do Armazém 8 até onde está o Museu Histórico Nacional. Nesse trajeto, o turista pode curtir os mais diversos armazéns que recebem navios diariamente.

9 – Obras de Eduardo Kobra

Mural da Orla (Todos Somos um) Obras de Eduardo Kobra Fonte: Eduardo kobra

Na Orla do Conde, nossa dica é que você não deixe de observar as famosas obras do Kobra, um dos grafiteiros mais famosos do país e que vem ganhando o mundo com seus desenhos coloridos e gigantescos.

O Mural Etnias se chama “Todos Somos Um” e, além de todo o visual incrível, ele tem um valor enorme no que diz respeito à cultura. Foi construído para representar cada um dos nativos dos 5 continentes, em rostos perfeitamente pintados como se fossem enormes fotografias.

Passar pela Orla do Conde e não se maravilhar com essas obras de arte é quase impossível e você terá que dar uma pausa para tirar algumas fotos espetaculares!

10 – Praça XV

Chafariz do Mestre Valentim na Praça XV - Rio de Janeiro Fonte: Wikipédia

A Praça XV é um passeio quase impossível de não ser feito quando você for à Zona Portuária, já que ela está interligada aos mais diversos atrativos da região. Com um visual bacana da Baía de Guanabara, a praça tem um charme colonial mesclado com o ar de cidade que costuma encantar os visitantes.

Um lugar bacana para ver na Praça XV é a feira de antiguidades que se instala lá quase todos os dias – são dezenas de artigos para casa e decoração que parecem terem saído de um filme do século passado. Vale muito a pena visitar!

11- Cais do Valongo

Cais do Valongo Fonte: Cresci-rj

Por último, nossa última dica de visita é o Cais do Valongo, que fica localizado bem próximo da Orla do Conde. Historicamente, era lá que os escravos eram deixados após longos períodos de viagem – e hoje existem diversas mostras e exposições na região para que o problema jamais seja repetido. É uma maneira de relembrar nosso passado e mostrar o quanto precisamos evoluir para superá-lo.

Esses foram os 11 atrativos principais do Porto Maravilha, um lugar incrível e que foi totalmente revitalizado para receber turistas e também para dar melhor qualidade de vida aos moradores da região. Visitar a zona portuária, sem dúvidas, hoje se tornou fundamental para quem vai à cidade Maravilhosa!

Gostou das nossas dicas? Visite o site da rodoviária Novo Rio e veja como ir até o Porto sem grandes problemas. Até o próximo texto!