Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

O Que fazer na Ilha de Paquetá? Como chegar, Onde Comer e Roteiros!

Vista aérea da Ilha de Paquetá

Já dissemos aqui diversas vezes que o estado do Rio de Janeiro possui inúmeros pontos turísticos e locais que valem muito a visita. O que não é diferente na capital, a famosa Cidade Maravilhosa também tem uma porção de atrativos e nem sempre é possível conhecer os locais especiais em apenas uma visita.

Hoje, vamos falar sobre a Ilha de Paquetá, que muitas vezes não faz tanto sucesso como Arcos da Lapa, Cristo Redentor e Bondinho do Pão Açúcar, mas que merece tanta atenção quanto! Anote as dicas e já comece a planejar sua visita!

+ Veja Também Grávidas Podem Viajar de Ônibus? Descubra Dicas Incríveis!

Como chegar a Ilha de Paquetá

A primeira coisa que você precisa saber sobre o local é que se trata realmente de uma ilha que fica no interior nordeste da Baía de Guanabara, ou seja, para chegar lá é preciso de um transporte marinho. Mas como fazer isso?

Ao chegar na Rodoviária Novo Rio, você precisará se deslocar até a Praça XV que é de onde saem as barcas para a Ilha. Você pode ir de táxi ou carro por aplicativo, o trajeto leva em torno de 15 minutos. Se preferir, é possível ir de metrô, basta desembarcar na Estação Carioca e caminhar em torno de 10 minutos.

Logo você vai se deparar com placas indicando o local de embarque. O valor da viagem é R$ 6,10 e o trajeto dura um pouco mais de uma hora.

Durante a semana os horários de embarque são 05:30, 06:30, 08:30, 10:30, 13:20, 15:30, 18:20 e 19:20. Aos finais semana há embarque a cada uma hora e meia começando 04:30.



Ilha de Paquetá

Chegando ao local você vai encontrar tranquilidade e pouco movimento. Essa é uma das principais características da Ilha.

Outra cena que certamente você verá bastante é passeios de bicicleta, lá isso é muito comum, inclusive, você também pode alugar uma para pedalar pela Ilha e conhecê-la melhor. Os pontos turísticos são muitos, mas como a Ilha é pequena, eles ficam muito próximos, por isso, tem quem prefira passear a pé. Fica a seu critério!

+ Veja Também Descubra as 5 Dicas Úteis Para Viajantes de Ônibus!

Árvore Maria Gorda

Árvore Maria Gorda em Paquetá Fonte: Viajei bonito

Sem dúvidas, uma das atrações mais conhecidas da Ilha de Paquetá. A árvore é um baobá que tem sete metros de circunferência, para você ter uma ideia da importância da Maria Gorda, a planta foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

A lenda diz que quem beija a árvore tem sorte por um longo prazo. Que tal tentar?

+ Veja Também O Que Fazer em Arraial do Cabo: Onde Fica, Praias, Pousadas e Dicas!

Praia da Moreninha

Praia da Moreninha Fonte: Maisrio

A praia mais famosa da Ilha – devido ao romance “A Moreninha” escrito por Joaquim Manuel de Macedo que muitos acreditam ter se passado no local – é um excelente lugar para relaxar e tirar fotos.
A balneabilidade é questionada por muitos, mas segundo o INEA as águas da Praia da Moreninha são próprias para banho.

A praia é extensa e é uma excelente ideia parar em um dos bares ou quiosques para beber ou comer alguma coisa e contemplar a paisagem. Outro local imperdível na região é a Pedra da Moreninha que fica em uma rua sem saída entre a Praia dos Coqueiros e da Moreninha. Ao subir na pedra vê-se a Baía de Guanabara e a Ilha do Brocoió, a vista é espetacular!

+ Veja Também Roteiros Para Você Fazer Nas 8 Melhores Praias de Cabo Frio – RJ!



Praia dos Tamoios

Vista da praia dos Tamoios Fonte: Viajei bonito

Mais uma das praias da Ilha de Paquetá, Tamoios é um local tranquilo, mar calmo e pequena faixa de areia.

Não há estrutura de praia como quiosques e bares, mas o visual vale muito a pena já que há muitos matacões e o vai e vem do mar forma uma beleza natural admirável.

+ Veja Também O Que Fazer em Búzios: Onde fica, Como ir, Praias e Dicas!

Praia José Bonifácio

Pedalinhos em Paquetá Fonte: Ilha de paquetá

Os turistas adoram esse lugar porque a paisagem é bonita e os bares com mesas e cadeiras nas calçadas remetem a um clima de interior, sabe? Nem parece que a Ilha de Paquetá fica na Cidade Maravilhosa. É um lugar muito bacana para crianças também já que é possível fazer passeio de pedalinho.

Parque Darke de Mattos

Parquue Darke de Mattos Fonte: Ilha de paquetá

Essa é uma atividade especial para quem gosta de turismo pertinho da natureza. O Parque Darke de Mattos possui inúmeras e frondosas árvores da época em que o país era colônia de Portugal.

O local também possui dois mirantes e um deles possibilita ver a cidade de Niterói, Cristo Redentor, Pão de Açúcar e a serra de Teresópolis. Encantador!

O Parque Darke de Mattos funciona diariamente das 8h às 17h.

Ponte da Saudade

Ponte da Saudade Fonte: Até onde eu puder ir

A Ponte da Saudade é um dos lugares bastante elogiados pelos visitantes da Ilha. Por se tratar de um píer e não necessariamente uma ponte, você já deve imaginar que é mais um local para contemplar a vista, admirar a natureza e curtir o som do mar.



Outros lugares para conhecer na Ilha de Paquetá

Se animou e quer passar um final de semana em Paquetá? Então, veja outras atrações para adicionar em seu roteiro:

  • Cemitério dos Pássaros;
  • Farol da Mesbla;
  • Solar D’El Rey;
  • Casa de Artes Paquetá;
  • Praça de São Roque;
  • Parque dos Tamoios;
  • Caramanchão dos Tamoios;
  • Praça Bom Jesus do Monte;
  • Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte.

Onde se hospedar na Ilha de Paquetá

A Ilha de Paquetá possui hospedagens para quem deseja passar uns dias por lá. As principais são a Pousada Solar dos Limoeiros, Pousada do Paulinho, Casa-Castelo em Paquetá e Hospedaria Santa Bárbara.

Pronto para um dia especial?

Quem nunca desejou passar um final de semana em uma ilha, não é mesmo? A Ilha de Paquetá é a grande chance!

Acesse o site da Rodoviária Novo Rio e compre suas passagens agora mesmo!