Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

O Que Fazer em Paraty: Onde Fica, Como Chegar, Atrativos!

Centro histórico de Paraty

Quem se pergunta o que fazer em Paraty, sempre tem as respostas mais incríveis. Cidade histórica, com ar de interior mesclado com praias paradisíacas e muita gente bacana e bonita, por lá é fácil esquecer o mundo e querer ficar sempre um pouco mais.

No texto de hoje, separamos os principais atrativos de Paraty e região – tanto os naturais, como as praias, como os culturais, como o centro histórico e os eventos da cidade. Confira abaixo!

Antes de saber o que fazer em Paraty, como chegar até lá?

Para quem sai do Rio de Janeiro, a Novo Rio oferece ônibus diários que custam R$81,86 até o momento. A duração do trajeto entre as duas cidades é, em média, de 4 horas e 30 minutos.

Quem vai de carro pode utilizar a BR 101 e a duração da viagem também é de 4 horas e meia. Já quem sai de São Paulo pode utilizar a BR-459 e a SP-070.

Se você vem de outros estados, a dica é ir de avião até o Rio de Janeiro ou até São Paulo e seguir de ônibus ou carro até Paraty.

+ Veja Também Carnaval na Região dos Lagos: 3 Principais Cidades Badaladas Para Você Curtir!

Dicas do que fazer em Paraty – O que conhecer na cidade!

Separamos abaixo alguns dos principais atrativos da cidade de Paraty. Anote todas e tente aproveitar o máximo delas! Confira!



Praia do Sono

Pessoas na Praia do Sono em Paraty Fonte: Fui ser viajante

A Praia do Sono está localizada quase no município de Trindade, pertinho de Paraty. Ela é conhecida por ser semi-deserta e ter uma areia branca e fininha, que encanta os turistas que chegam na região.

Para quem não quer fazer um bate e volta, a praia do sono oferece campings e pousadas no seu entorno – todos pensados para serem inseridos na natureza e não modificarem a paisagem.

+ Veja Também O Que Fazer em Teresópolis no Fim de Semana? Roteiros Imperdíveis!

Cachoeira da Pedra Branca

Cachoeira da Pedra Branca em Paraty Fonte: Agência estrela tours

A cachoeira da Pedra Branca é bastante procurada pelos turistas que vão à Paraty. Com uma piscina natural formada após a queda d’água, ela é um ponto de encontro para quem quer curtir a natureza e se divertir.

+ Veja Também Jeep Tour Rio de Janeiro – Um passeio incrível para Conhecer o Rio!

Praia do Pontal

Orla da Praia do Pontal Fonte: Vai Paraty

A Praia do Pontal é uma das mais conhecidas da cidade. Por lá, o artesanato é o ponto forte e agrada os turistas em busca de lembrancinhas para levar embora. Além disso, a praia tem poucas ondas e uma estrutura bem bacana de quiosques e restaurantes.

Por esse motivo, é comum que haja sempre famílias com crianças na praia, já que ela também está localizada pertinho do centro.


Centro histórico de Paraty

Rua do centro histórico de Paraty Fonte: Viagem e turismo

O Centro Histórico de Paraty costuma ser seu principal cartão de visitas. Com casarões históricos, muitos bares e restaurantes e com a famosa arte de rua, a região central da cidade é perfeita para passear durante o almoço ou à noite.

Entre os locais imperdíveis, está a Praça da Matriz, onde está localizada a Igreja de Paraty, construída na época colonial.

Saco do Mamanguá

Vista aérea - Saco do Mamanguá - em Paraty Fonte: Wikipédia

O Saco do Mamanguá é uma espécie de baía que se forma entre as montanhas de Paraty. São quase 8 quilômetros de extensão e um visual de tirar o fôlego. Para chegar ao local, é necessário fazer uma trilha com guia, porém, o passeio vale muito a pena e as fotos no fim do dia são impressionantes.

Além da praia em si, é possível chegar até um mirante onde pode-se ver toda a Baía de cima. Imperdível!

Passeios para fazer na cidade e na Região!

Além das belezas naturais de Paraty, separamos também alguns passeios bacanas para quem tem um tempinho extra. Confira!

Passeio de Escuna

Escuna em Paraty Fonte: Paraty tours

A cidade de Paraty teve seu auge na época do Ciclo do Ouro e o passeio de escuna oferece ao turista uma visão ampla de todos os locais onde os navegadores antigos passaram.

Além disso, a cidade conta com mais de 65 ilhas ao seu redor, algumas com águas cristalinas e cachoeiras incríveis. Vale muito a pena fazer esse passeio!

Vila de Trindade

Piscina do Cachadaço em Paraty Fonte: Vai Paraty

A Vila de Trindade é um capítulo à parte da região de Paraty. Conhecida por seus moradores alternativos, as praias da vila são lindas e propícias para o surfe. Além disso, há diversos locais para compra de artesanatos e peixes frescos.

Entre os pontos imperdíveis de Trindade, estão: a praia do Meio, famosa por ter um mar calmo e ideal para curtir o dia todo com a família e a piscina do Cachadaço, que fica em uma trilha colada à praia. O visual é deslumbrante: a água cristalina em contraste com a natureza de Trindade ficam na memória de quem conhece o local!


Festivais

Pessoas em festival em Paraty Fonte: Pousada parque hotel perequê

Por fim, se você tiver oportunidade, vale a pena participar dos eventos e festivais que ocorrem no centro histórico de Paraty. Os mais famosos são: a festa literária, que ocorre todos os anos e o festival da cachaça. Vale a pena conhecer!

Gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Paraty? Compartilhe nas redes sociais!