Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

O Que Fazer em Itaipava – Petrópolis? 4 Roteiros Maravilhosos!

Pousada Les Roches em Itaipava

Itaipava é um distrito da cidade de Petrópolis, localizada na região Serrana do Rio de Janeiro. Visitada diariamente por centenas de turistas, Itaipava tem tudo para ser um destino agradável e bastante romântico, especialmente em dias frio do inverno.

No texto de hoje, separamos algumas dicas sobre a região, seja como chegar saindo da Novo Rio até os principais pontos turísticos e lugares gostosos para comer. Confira abaixo!

Onde fica Itaipava? Como chegar lá saindo da Novo Rio?

Vista aérea do castelo de Itaipava Fonte: Castelo de Itaipava

Como explicamos, Itaipava fica localizada na Região Serrana e pertence à Petrópolis. Todo o entorno recebe muitos visitantes, especialmente devido à natureza impecável que continua preservada por lá.

Quem quiser pegar o ônibus direto, poderá fazer isso toda sexta-feira. Ele tem saída na Novo Rio e a autoviação responsável pelo trajeto é Águia Branca. O valor da passagem está em torno de R$35,00.

Já quem for em outros dias, é possível pegar um ônibus para Petrópolis e seguir para Itaipava a partir da rodoviária da cidade. O trajeto demora cerca de uma hora e é bastante válido ir de ônibus, especialmente porque a região é pequena e conta com o apoio de Uber e transporte público.

+ Veja Também Uber na Rodoviária Novo Rio? Saiba Onde Pegar e Como Funciona!

O que fazer em Itaipava? Roteiros imperdíveis para você curtir!

Chegando em Itaipava, você pode escolher fazer vários roteiros diferentes. Separamos algumas opções imperdíveis para quem conhece a região pela primeira vez. Anote!

1 – Castelo de Itaipava

Castelo de Itaipava Fonte: Sou Petrópolis

O Castelo de Itaipava é um dos lugares mais bacanas para conhecer, independente de quando você for até a cidade. Ele é utilizado para festas, eventos e, principalmente, para casamentos – afinal, quem não gostaria de se casar em um castelo medieval?

Além dos eventos fechados, existem alguns outros que ocorrem no Castelo, como o Arraial em Julho. Também é possível comer no restaurante que fica localizado no seu interior. Charmoso e considerado um dos lugares mais bacanas para fazer festas do Rio de Janeiro, esse passeio é imperdível!

+ Veja Também O Que Fazer em Petrópolis? Onde Fica, Como ir, Atrativos e Dicas!

2 – Feirinha de Itaipava

Feirinha de Itaipava Fonte: Minube

Para quem adora comprar, a Feirinha de Itaipava também está no ranking das melhores do país, além de ser uma das mais charmosas. Com mais de 390 stands e diversas lojinhas, a feirinha reúne o melhor da moda feminina e masculina para que você possa se perder por lá durante horas!

Seu horário de funcionamento é das 10 às 19 horas e a feirinha está localizada na primeira entrada de Itapevi para quem vem do Rio de Janeiro. Se você já estiver hospedado ou for de ônibus, a dica é pegar um Uber até ela, já que fica bem pertinho dos principais hotéis e pousadas.

3 – Shopping Estação

Shopping Estação em Itaipava Fonte: Acontece em Petrópolis

Uma opção bacana de passeio para quem quer sair à noite ou mesmo durante o dia é conhecer o Shopping Estação, que fica localizado bem no centrinho de Itaipava. Além de ser construído de forma rústica, combinando com o clima da região, ele também conta com espaço de sobra.

Com cinemas, lojas e alguns eventos, como os festivais de sopa e de foundue, o Shopping Estação Itaipava pode ser uma parada bacana para os turistas. Vale a pena conhecer!

4 – Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Picos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos Fonte: Naturam

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos abrange diversos municípios, entre eles, Petrópolis. Para os mais aventureiros, ele fica aberto diariamente para trilhas, arvorismo e até esportes radicais, como escaladas.

Mas mesmo os menos corajosos podem aproveitar o Parque, que é um dos maiores do Brasil e conta com uma vegetação bem típica da Serra. É possível fazer caminhadas mais leves e guiadas com informações sobre a preservação da região, que hoje está sob domínio do Estado.

Onde comer na região?

Barão Gastronomia em Itaipava Fonte: Blog viagem gourmet

Apesar dos roteiros excelentes que sugerimos, se tem algo que mais atrai os turistas em Itaipava é a gastronomia local. Separamos algumas opções de lugares para comer que vão te deixar com gostinho de quero mais. Confira:

  1. Bar do Horto: Antes de passar no bar do Horto para comer alguns petiscos. Sugerimos que você conheça também o Hortomercado Municipal, que oferece uma variedade incrível de alimentos e produtos orgânicos para levar embora! Depois, pare para apreciar o clima em um dos bares mais famosos da região.
  2. Barão Gastronomia: Pertinho do Shopping, está localizado o restaurante Barão Gastronomia, um dos mais visitados da região. A variedade de opções é enorme e vale a pena almoçar ou jantar por lá!
  3. Vagão Beer & Food: Dentro do Shopping Estação Itaipava há um local bem gostoso para sentar e curtir um pouco o clima da região. O Vagão Beer & Food é muito bem recomendado e tem uma variedade grande no cardápio, além de servir cerveja geladinha!
  4. Casa do Alemão: Se você quer comer um lanche ao invés de comida, a Casa do Alemão é o lugar ideal. Fica pertinho do Shopping Estação Itaipava.

Gostou das nossas dicas de hoje sobre Itaipava? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos! Até a próxima!