MEU PEDIDO
Passagem de ônibus
Publicidade
Auto Viações
Utilidades
Turismo
Serviços
Dicas
Empresa
MEU PEDIDO

Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Dicas Sobre o Que Fazer em Ilha Grande: Como ir, Praias e Roteiros!

Barcos em Ilha Grande

Ao falar sobre o Rio de Janeiro, logo pensamos na capital, afinal, além de ser conhecida mundialmente, é realmente uma das cidades mais lindas do mundo!

Mas vale dizer que todo o estado conta com lugares maravilhosos, como é o caso da Ilha Grande. Se o seu objetivo é curtir um destino paradisíaco, com águas claras, areia branquinha e tranquilidade, já tem lugar certo para visitar.

Agora, só resta planejar o que fazer em Ilha Grande. Para isso, acompanhe nossas dicas!

Onde fica Ilha Grande?

Mulher boiando na água - Lagoa Azul em Ilha Grande Fonte: Jornada Kamoi

Já ouviu falar sobre a Costa Verde? É lá que Ilha Grande se encontra. O local é realmente uma ilha e fica de frente para Paraty, Mangaratiba e Angra dos Reis.

Ilha Grande é considerada um distrito de Angra dos Reis, portanto, já fica a dica para uma esticadinha para conhecer a cidade também, o que pode ser bem interessante se você optar pela cidade para fazer a travessia até a ilha. Ah, detalhe importante: não existem balsas para fazer esse transporte, ou seja, não é possível chegar a Ilha Grande com o seu carro.

Como chegar em Ilha Grande saindo da Rodoviária Novorio?

Está na Novorio e quer chegar em Ilha Grande? Infelizmente não existe ônibus direto para Ilha Grande, mas calma, porque é super simples resolver essa questão! Você precisa ir ao guichê da Costa Verde e comprar sua passagem para Angra dos Reis.

Chegando em Angra você pode escolher entre as diversas embarcações que vão para Ilha Grande, elas são em horários regulares facilitando seu passeio!

Claro que ao pensar em viajar para a praia nos planejamos para o verão, mas saiba que Ilha Grande é um ótimo destino para o outono também, viu?! Nessa época, as temperaturas ficam por volta dos 30 graus e a movimentação é mais agradável que nos meses de alta temporada.

O quer fazer em Ilha Grande?

Agora que você já tem as informações essenciais para iniciar o planejamento de sua viagem, vamos te ajudar a criar um roteiro para transformar esses dias em memórias inesquecíveis. Anote todas as dicas!

1. Lagoa Azul

Lagoa Azul em Ilha Grande Fonte: Youtube

Essa é uma das principais atrações de Ilha Grande e você certamente se encantará ao dar de cara com as águas azuis dessa piscina natural. O legal é que além de aproveitar as belezas do lugar você pode viver a experiência de consumir bebidas e comidas diretamente dos chamados barcos bar.

2. Lagoa Verde

Lagoa Verde em Ilha Grande Ferro fundido: Top 5 round

Engana-se quem pensa que só de águas azuis vive Ilha Grande! A Lagoa Verde também é muito visitada, principalmente porque é um dos únicos locais do planeta em que é possível encontrar corais verdes. A maré baixa é super convite para nadar ou até mesmo só flutuar nas águas mornas e claras do lugar. Em Lagoa Verde você tem a oportunidade de conhecer um restaurante flutuante.

3. Praia de Lopes Mendes

Praia de Lopes Mendes

Fonte: Agenciabrasil

As praias de Ilha Grande são muito conhecidas em toda a região, entre elas, Lopes Mendes ganha destaque principalmente pelas amendoeiras que fazem sombras dignas de deixar o guarda sol de lado. Muito frequentada para a prática de surfe, o lado esquerdo costuma ser mais tranquilo e propício para os banhistas.

4. Praia da Feiticeira

Praia da Feiticeira em Ilha Grande

Fonte: Apreciando a vida

A Praia da Feiticeira faz parte de um roteiro composto por mais 5 praias, a chamada Enseada das Estrelas. Entre os lugares que compõem o trajeto, está não só a Praia da Feiticeira como também a Cachoeira da Feiticeira, a mais visitada da Ilha Grande.

5. Praia do Aventureiro

Praia do Aventureiro em Ilha Grande

Fonte: Enjoy trip

Se você não é daqueles turistas que curtem aventura, vai precisar de uma dose a mais de coragem para visitar a Praia do Aventureiro, mas garantimos que valerá a pena! O local é rústico, mas apaixonante. Sinal de celular? Que nada! Internet? De jeito nenhum! A beleza do lugar é o que basta. Por se tratar de um dos locais mais reservados da Ilha, é preciso fazer um cadastro antes de visitá-la. Você pode fazer isso durante sua passagem por Angra dos Reis no Centro de Informações Turísticas da cidade.

6. Praia dos Meros

Praia dos Meros em Ilha Grande

Fonte: Carioca sem fronteiras

Mais uma das praias de Ilha Grande que são obrigatórias! Para chegar até lá é preciso ir de escuna ou barco, por isso, fique de olho nos pontos e horários de partida que em alta temporada são mais frequentes. Informação importante: vá preparado, pois na Praia dos Meros não há água potável.

7. Praia do Pouso

Mar em frente a Praia do Pouso em Ilha Grande Fonte: Flickr

Para chegar na Praia de Lopes Mendes é preciso passar pela Praia do Pouso, portanto, você pode unir o útil ao agradável e conhecer as duas praias no mesmo dia. Nada mal, hein?! É lá que os barcos ancoram e os turistas caminham até Lopes Mendes, então, que tal dar mais atenção a ela na chegada ou dispensar uns minutinhos antes da partida para o continente para desbravar as belezas do lugar? Fica a dica!

8. Praia de Dois Rios

Praia de Dois Rios Fonte: Turismo brazuca

Esse é um destino de tirar o fôlego! Não só pela beleza do encontro dos rios com o mar – que dão nome à praia -, mas principalmente porque para chegar lá é preciso enfrentar uma trilha. Cada minuto de caminhada (e são quase duas horas!) vale a pena, nós garantimos! Muito importante lembrar que trilhas pedem calçados adequados, água, lanterna e demais itens de necessidade básica.

9. Praia Vermelha

Praia Vermelha Fonte: Youtube

A Praia Vermelha é um grande atrativo em Ilha Grande não só porque é linda, mas também porque pode ser ponto de partida para diversas outras atrações. A dica especial para curtir o local é viver a experiência de realizar mergulhos e apreciar o pôr do sol, um dos mais lindos da Ilha.

10. Trilhas em Ilha Grande

Mochileiro em uma pedra em frente ao mar Fonte: Viagem em pauta

Os passeios em Ilha Grande também podem ser considerados turismo ecológico, afinal, o que o lugar mais tem é natureza riquíssima por todos os lados. Para os turistas que gostam de aventuras, realizar trilhas e trekkings, a Ilha é um prato cheio! Para você ter uma ideia, são mais de 100 quilômetros de trilhas espalhadas pelo local. Animou?

11. Passeios de barco e lancha

Passeios de barco e lancha em Ilha Grande Fonte: Catraca Livre

Se depois de tudo isso você ainda está se perguntando o que fazer em Ilha Grande, saiba que os passeios de barco, lancha ou escuna são os queridinhos dos turistas! Com esse tipo de transporte é possível conhecer os locais mais distantes e isolados, visitar diversas praias no mesmo dia e, é claro, aproveitar tudo o que uma experiência como essa pode oferecer. Os passeios custam de 30 a 160 reais, de acordo com o trajeto, tipo de embarcação, etc.

E aí, já está de malas prontas para curtir um dos locais mais fantásticos do litoral brasileiro? Ilha Grande te espera!

Contato