MEU PEDIDO
Passagem de ônibus
Publicidade
Auto Viações
Utilidades
Turismo
Serviços
Dicas
Empresa
MEU PEDIDO

Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Dicas Sobre o Que Fazer em Ilha Grande: Como ir, Praias e Roteiros!

Barcos em Ilha Grande

Ao falar sobre o Rio de Janeiro, logo pensamos na capital, afinal, além de ser conhecida mundialmente, é realmente uma das cidades mais lindas do mundo!

Mas vale dizer que todo o estado conta com lugares maravilhosos, como é o caso da Ilha Grande. Se o seu objetivo é curtir um destino paradisíaco, com águas claras, areia branquinha e tranquilidade, já tem lugar certo para visitar.

Agora, só resta planejar o que fazer em Ilha Grande. Para isso, acompanhe nossas dicas!

Onde fica Ilha Grande?

Mulher boiando na água - Lagoa Azul em Ilha Grande Fonte: Jornada Kamoi

Já ouviu falar sobre a Costa Verde? É lá que Ilha Grande se encontra. O local é realmente uma ilha e fica de frente para Paraty, Mangaratiba e Angra dos Reis.

Ilha Grande é considerada um distrito de Angra dos Reis, portanto, já fica a dica para uma esticadinha para conhecer a cidade também, o que pode ser bem interessante se você optar pela cidade para fazer a travessia até a ilha. Ah, detalhe importante: não existem balsas para fazer esse transporte, ou seja, não é possível chegar a Ilha Grande com o seu carro.

Se você estiver na capital, a rodoviária Novo Rio possui diversos horários do Rio de Janeiro para Angra dos Reis. Que tal?

Claro que ao pensar em viajar para a praia nos planejamos para o verão, mas saiba que Ilha Grande é um ótimo destino para o outono também, viu?! Nessa época, as temperaturas ficam por volta dos 30 graus e a movimentação é mais agradável que nos meses de alta temporada.

O quer fazer em Ilha Grande?

Agora que você já tem as informações essenciais para iniciar o planejamento de sua viagem, vamos te ajudar a criar um roteiro para transformar esses dias em memórias inesquecíveis. Anote todas as dicas!

1. Lagoa Azul

Lagoa Azul em Ilha Grande Fonte: Youtube

Essa é uma das principais atrações de Ilha Grande e você certamente se encantará ao dar de cara com as águas azuis dessa piscina natural. O legal é que além de aproveitar as belezas do lugar você pode viver a experiência de consumir bebidas e comidas diretamente dos chamados barcos bar.

2. Lagoa Verde

Lagoa Verde em Ilha Grande Ferro fundido: Top 5 round

Engana-se quem pensa que só de águas azuis vive Ilha Grande! A Lagoa Verde também é muito visitada, principalmente porque é um dos únicos locais do planeta em que é possível encontrar corais verdes. A maré baixa é super convite para nadar ou até mesmo só flutuar nas águas mornas e claras do lugar. Em Lagoa Verde você tem a oportunidade de conhecer um restaurante flutuante.

3. Praia de Lopes Mendes

Praia de Lopes Mendes

Fonte: Agenciabrasil

As praias de Ilha Grande são muito conhecidas em toda a região, entre elas, Lopes Mendes ganha destaque principalmente pelas amendoeiras que fazem sombras dignas de deixar o guarda sol de lado. Muito frequentada para a prática de surfe, o lado esquerdo costuma ser mais tranquilo e propício para os banhistas.

4. Praia da Feiticeira

Praia da Feiticeira em Ilha Grande

Fonte: Apreciando a vida

A Praia da Feiticeira faz parte de um roteiro composto por mais 5 praias, a chamada Enseada das Estrelas. Entre os lugares que compõem o trajeto, está não só a Praia da Feiticeira como também a Cachoeira da Feiticeira, a mais visitada da Ilha Grande.

5. Praia do Aventureiro

Praia do Aventureiro em Ilha Grande

Fonte: Enjoy trip

Se você não é daqueles turistas que curtem aventura, vai precisar de uma dose a mais de coragem para visitar a Praia do Aventureiro, mas garantimos que valerá a pena! O local é rústico, mas apaixonante. Sinal de celular? Que nada! Internet? De jeito nenhum! A beleza do lugar é o que basta. Por se tratar de um dos locais mais reservados da Ilha, é preciso fazer um cadastro antes de visitá-la. Você pode fazer isso durante sua passagem por Angra dos Reis no Centro de Informações Turísticas da cidade.

6. Praia dos Meros

Praia dos Meros em Ilha Grande

Fonte: Carioca sem fronteiras

Mais uma das praias de Ilha Grande que são obrigatórias! Para chegar até lá é preciso ir de escuna ou barco, por isso, fique de olho nos pontos e horários de partida que em alta temporada são mais frequentes. Informação importante: vá preparado, pois na Praia dos Meros não há água potável.

7. Praia do Pouso

Mar em frente a Praia do Pouso em Ilha Grande Fonte: Flickr

Para chegar na Praia de Lopes Mendes é preciso passar pela Praia do Pouso, portanto, você pode unir o útil ao agradável e conhecer as duas praias no mesmo dia. Nada mal, hein?! É lá que os barcos ancoram e os turistas caminham até Lopes Mendes, então, que tal dar mais atenção a ela na chegada ou dispensar uns minutinhos antes da partida para o continente para desbravar as belezas do lugar? Fica a dica!

8. Praia de Dois Rios

Praia de Dois Rios Fonte: Turismo brazuca

Esse é um destino de tirar o fôlego! Não só pela beleza do encontro dos rios com o mar – que dão nome à praia -, mas principalmente porque para chegar lá é preciso enfrentar uma trilha. Cada minuto de caminhada (e são quase duas horas!) vale a pena, nós garantimos! Muito importante lembrar que trilhas pedem calçados adequados, água, lanterna e demais itens de necessidade básica.

9. Praia Vermelha

Praia Vermelha Fonte: Youtube

A Praia Vermelha é um grande atrativo em Ilha Grande não só porque é linda, mas também porque pode ser ponto de partida para diversas outras atrações. A dica especial para curtir o local é viver a experiência de realizar mergulhos e apreciar o pôr do sol, um dos mais lindos da Ilha.

10. Trilhas em Ilha Grande

Mochileiro em uma pedra em frente ao mar Fonte: Viagem em pauta

Os passeios em Ilha Grande também podem ser considerados turismo ecológico, afinal, o que o lugar mais tem é natureza riquíssima por todos os lados. Para os turistas que gostam de aventuras, realizar trilhas e trekkings, a Ilha é um prato cheio! Para você ter uma ideia, são mais de 100 quilômetros de trilhas espalhadas pelo local. Animou?

11. Passeios de barco e lancha

Passeios de barco e lancha em Ilha Grande Fonte: Catraca Livre

Se depois de tudo isso você ainda está se perguntando o que fazer em Ilha Grande, saiba que os passeios de barco, lancha ou escuna são os queridinhos dos turistas! Com esse tipo de transporte é possível conhecer os locais mais distantes e isolados, visitar diversas praias no mesmo dia e, é claro, aproveitar tudo o que uma experiência como essa pode oferecer. Os passeios custam de 30 a 160 reais, de acordo com o trajeto, tipo de embarcação, etc.

E aí, já está de malas prontas para curtir um dos locais mais fantásticos do litoral brasileiro? Ilha Grande te espera!

Contato