Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

5 ideias de jogos e brincadeiras para fazer na viagem de ônibus!

Jovens em ônibus rindo

As brincadeiras para fazer na viagem de ônibus são essenciais, especialmente para as crianças que precisam de distração e se entediam com facilidade – viagens longas, então, podem ser difíceis para os menores!

Logo, cabe aos adultos tentar encontrar uma forma de distraí-los e fazer com que o passeio seja tão divertido quanto o destino. Sem ideias para cumprir essa missão?

Pensando em ajudar nossos passageiros e trazer um pouco mais de leveza para a viagem deles, separamos 5 ideias de jogos e brincadeiras para fazer na viagem de ônibus – esteja você viajando com crianças ou não! Confira abaixo!



Anote as 5 ideias de brincadeiras para fazer na viagem de ônibus!

Separamos uma listinha rápida, com um filtro bem objetivo: jogos e brincadeiras acessíveis, simples e fácil de aprender. Acredite, as crianças têm muita imaginação e vão adorar curtir um momento diferente com aqueles que elas mais amam. Vamos lá:

Dica 1: O jogo do que eu trouxe na mala

Mala aberta Fonte: Getmalas

Esse jogo é bem bacana para fazer com crianças, porque é engraçado e distrai bastante – além de estimular a memória, a concentração e não ser necessário movimentar-se durante o trajeto.
É bem simples! O adulto irá começar o jogo dizendo a seguinte frase: “Eu trouxe na minha mala…” e dizer o nome de um objeto, como roupas, sapatos, brincos ou qualquer outro. A criança, em seguida, deve repetir a mesma frase e acrescentar mais um objeto.

Se vocês estiverem em várias pessoas, a roda irá se formar e um a um deverá falar outro objeto, sempre se lembrando dos anteriores. Conforme alguém erra, ele é eliminado daquela rodada, até que sobrará apenas um vencedor!

Dica 2: O jogo do que eu estou pensando

Pessoa pensando Fonte: Negócio feminino

Esse jogo é bem antigo e um dos mais comuns em viagens, seja de carro ou no ônibus. A brincadeira é a seguinte: alguém fica responsável por pensar em algo ou em uma pessoa. Os demais, devem fazer perguntas para tentar adivinhar – e essas perguntas só podem ter como resposta “sim” ou “não”.

É um jogo bem legal para fazer com crianças e estimular a criatividade e imaginação delas. Como dica, sugerimos que os adultos comecem com objetos simples para que elas se sintam motivadas a continuar.


Dica 3: A cor dos carros que passam

Família em Carro Fonte: Alto astral

A brincadeira da cor dos carros pode durar toda a viagem e ser um motivo para que as crianças e os adultos se entretenham com o que está acontecendo ao redor deles. Ela é bem simples: todo mundo escolhe uma cor e a cada carro que passar com ela, o jogador ganhará um ponto.

No fim da viagem, ganha quem tiver mais pontos! Para estimular a brincadeira, pode haver um prêmio, como um pacote de doces, por exemplo. Mas, não esqueça de evitar brigas, sempre ensinando-os a doar um pouquinho do prêmio com o irmão que perdeu, por exemplo.

Dica 4: Jogo de STOP / Adedonha

Adedonha Fonte: Paraíso do educando

O jogo de STOP ou Adedonha, como é conhecido em alguns estados, é um dos mais legais para passar o tempo dentro de um ônibus. Funciona assim: em uma folha, cada jogador irá desenhar colunas, onde estarão separadas as categorias, que podem ser diversas.
Exemplos de categorias: nome de pessoas, nome de estados ou municípios, nome de frutas, entre outros.

Depois, todos mostram os dedos e a soma deles dará uma letra. Assim, os jogadores deverão preencher as colunas com os respectivos nomes daquela letra selecionada. Ganha quem terminar todas as colunas corretamente e mais rápido!

Dica 5: Jogo da placa

Placa de um carro Fonte: Uol carros

Assim como o jogo das cores de carros, o jogo da placa depende de todos observarem o entorno das estradas. Funciona de maneira bem didática: um dos jogadores irá ver uma placa e descobrir qual o seu estado ou cidade.

Depois, ele deve informar aos outros participantes se irá dar dicas sobre uma cidade ou um estado e fazer isso de forma com que os demais comecem a tentar descobrir o mistério.
Por exemplo, uma placa de São Paulo pode ter dicas como: “cidade grande”, “cidade que não tem praia”, e assim por diante, até alguém acertar.

Dicas e cuidados para jogar no ônibus

Agora que sugerimos alguns jogos, vamos dar algumas dicas para não haver problemas na sua viagem:

  • Evitem falar muito alto para não atrapalhar os passageiros.
  • Brinquem apenas sentados, pois é proibido levantar durante o trajeto.
  • Sempre evitem jogos tarde da noite em viagens longas. Deixe a brincadeira para o dia.
  • As crianças podem ficar empolgadas, pois isso, vale a pena mesclar os jogos mais silenciosos, como STOP com os demais.
  • Apesar do celular ser bom para distrair, ele pode trazer enjôos durante a viagem. Evite ao máximo!

Gostou das nossas dicas de jogos e brincadeiras para fazer na viagem de ônibus? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos!