Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Documentos Que Você Precisa Levar Para Viajar de Ônibus

Mulher olhando carteira

Nós sempre damos dicas para as viagens de ônibus, afinal, essa é uma das principais escolhas dos viajantes para conhecer novos lugares, visitar amigos e familiares, realizar viagem de trabalho, entre outros.

Mas se é importante pensar em itens como a bagagem, certamente há outros detalhes que merecem tanta ou mais atenção. Hoje, vamos citar algo indispensável para viagens – sejam elas curtas ou longas: documento.

Acompanhe nosso post para saber os principais documentos para viajar de ônibus!



Adultos

CNH Fonte: Inhapi em foco

Quem é maior de 18 anos não encontra muitas dificuldades na hora de viajar de ônibus. Como todo adulto, é importante que esteja com um documento oficial com foto. Geralmente, os principais documentos apresentados são o RG, cópia autenticada do RG ou CNH, mas também são aceitos com facilidade o passaporte e a carteira de trabalho.

Caso o RG tenha sido furtado ou extraviado é preciso apresentar um boletim de ocorrência para comprovar a situação. Importante: os boletins só são aceitos com no máximo 30 dias de emissão.

Viajar com crianças

Pais viajando com crianças Fonte: Wizard

Quando a viagem envolve crianças, a questão da documentação requer ainda mais atenção!

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, crianças menores de 12 anos não podem viajar sem os pais ou responsáveis. No caso de menores de idade viajando com os avós a autorização judicial é dispensável, mas é essencial a certidão de nascimento e RG da criança bem como os documentos dos avós para que o parentesco seja comprovado. Isso também vale para irmãos, mas é necessário que seja maior de idade.

Caso a viagem seja com amigos ou familiares com grau de parentesco mais distante é necessária uma autorização judicial. Neste caso, além da autorização é preciso que o adulto esteja com sua documentação em mãos. Documento com foto e certidão de nascimento da criança é fundamental!

Por isso, é importante ficar atento aos documentos para viajar de ônibus, já pensou chegar na hora H e não conseguir embarcar? Frustração para o adulto e para a criança.

Viagem nacional x viagem internacional

Crianças em uma mala brincando Fonte: Euro dicas

Ainda falando sobre viagens com crianças, há também os deslocamentos internacionais, afinal, as viagens de ônibus também oferecem passagens para os países vizinhos na nossa amada América do Sul.

Se a criança estiver viajando com apenas um dos pais é preciso a autorização com firma reconhecida do outro responsável. Se estiver desacompanhada, a autorização precisa conter assinatura dos pais ou responsáveis e também ter firma reconhecida em cartório.

Já quem tem mais de 18 anos e deseja fazer viagens internacionais de ônibus só precisa do RG. Isso mesmo, não é necessário passaporte.


Viajar com animais

Cachorro em cima da mala de viagem Fonte: Viajesantacruz

Tem quem queira viajar com seu animalzinho de estimação, não é mesmo? Para esses casos também são exigidos a apresentação de documentação.

A preparação para a viagem na companhia do bichinho tem que começar bem antes já que é preciso levá-lo ao veterinário para que o profissional ateste que o animal tem condições de fazer a viagem.

É imprescindível que o animal seja alojado em caixas próprias para o transporte e, em casos específicos, o veterinário pode indicar um remédio calmante para que a viagem seja tranquila para o bichinho.

Caso o animal da viagem não seja cachorro ou gato (os mais comuns), é exigida a chamada GTA, Guia de Transporte de Animal.

Documentos para viajar de ônibus

Importante lembrar que a apresentação de documentos para viajar de ônibus é uma questão de segurança, afinal, é importante que a companhia de transporte tenha os dados de todos os passageiros, não é mesmo?

Além disso, ao apresentar os documentos você pode comprovar que realmente realizou a viagem, o que em alguns casos pode ser importante.

Não se esqueça de conferir se está com todos os documentos junto com você antes de sair de casa em direção a Rodoviária Novo Rio, ok?

Mais um ponto importante a prestar atenção é no local que esses documentos serão guardados: nem sempre a carteira é o melhor lugar já que você pode abri-la para pegar dinheiro e deixar os documentos caírem. Um porta-documentos ou uma carteira específica para esse fim é uma das dicas dos viajantes profissionais, assim diminuem as chances de ter a dor de cabeça de ficar sem os documentos durante a viagem.

Cópia autenticada também é sempre uma boa opção, já pensou em aderir? Essa forma de apresentação de documento é muito bem aceita e evita que o original seja extraviado.

Preparado para a próxima viagem?

Agora que você já sabe todos os documentos para viajar de ônibus que são exigidos, fica mais fácil planejar a próxima viagem, não é mesmo?

Da nossa parte, tenha certeza que sempre terão as melhores dicas e informações para que suas viagens sejam cada vez mais frequentes, especiais e inesquecíveis. Falando nisso, que tal dar uma pesquisada em passagens de ônibus para o próximo destino, hein?! Veja aqui!