Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Descubra as 5 Dicas Úteis Para Viajantes de Ônibus!

Mulher sentada olhando no celular

Viajar é sempre uma aventura incrível e pode nos ajudar a ir muito mais longe, conhecer novas pessoas e lugares, sair da rotina e se apaixonar pela mudança. Fazer disso um hábito é excelente e hoje separamos 5 dicas para viajantes para que esse momento seja ainda mais incrível.

Fizemos uma lista com as dicas mais práticas, como arrumação da mala, compra de passagens e outras. Confira mais abaixo o que separamos!

Anote as 5 dicas úteis para viajantes que separamos!



Reunimos abaixo 5 dicas bem legais para quem sempre viaja. Separamos cada uma delas em sub dicas para facilitar sua leitura e garantir que não falte nenhuma informação importante. Dê uma olhada mais abaixo!

Dica 1: Arrumação da mala

Mala Arrumada Fonte: Blog cavezzale

Vamos começar nossas dicas úteis com a primeira e mais importante etapa da viagem: a arrumação da mala. Afinal, o que levar? Qual o tamanho da mala que você precisa e como a companhia de ônibus trabalha com a questão das bagagens? Vamos lá!

  • Primeiro, é importante saber que as auto viações em geral só aceitam malas de até 30 quilos e que possuem tamanho de até um metro e meio. Mais do que isso, será preciso olhar as regras de bagagem especial e talvez pagar uma taxa extra. Por isso, sempre tente comprar malas com o tamanho limite!
  • Na sua mala, é preciso ter um pouco de tudo que será usado no destino. Pense no local onde você irá e analise do que irá mais precisar. Ou seja, é praia ou montanha? É preciso levar tênis ou um sapato mais formal? Faça uma lista e depois insira os itens aos poucos, começando pelo indispensável.
  • Faça a mala com antecedência de pelo menos 24 horas para que não haja atrasos na hora de embarcar. Lembre-se que os ônibus não esperam e que um minuto de atraso pode significar a perda da viagem naquele horário.

Dica 2: Compra de passagens

Bilhete de embarque do ônibus Fonte: Correio do estado

Vamos agora para às dicas úteis para viajantes relacionada às compras de passagem. Se você viaja com muita frequência, pode ser interessante comprar com antecedência todos os trechos, sempre com atenção para algum imprevisto. Separamos alguns pontos importantes:

  • Se você viaja com muita frequência e quer comprar passagens com antecedência, faça isso pelo site da Novo Rio. Caso haja a necessidade de trocar o dia e o horário, basta utilizar o seu código para fazer a alteração online.
  • Sempre que puder, compre sua passagem online para evitar filas, especialmente para as viagens mais longas. A auto viação não consegue garantir seu lugar sem que a compra seja feita com antecedência, portanto, comprar na hora pode ser arriscado.



Dica 3: Primeiros socorros

Kit primeiro socorro - Mochila e remédios Fonte: Hotéis deville

Essa dica é importante e pode te ajudar, especialmente em viagens mais longas. Em toda farmácia, há kits de primeiro socorros a venda que contém basicamente tudo necessário em caso de emergência, como gazes e fita – e o seu kit pode ir no bagageiro interno do ônibus.

Além dele, é válido comprar também os remédios que você mais pode precisar, como os analgésicos para dor de cabeça e dipirona para diminuir a febre. Essa dica é especialmente essencial para quem viaja com crianças.

Dica 4: Tecnologia

Pessoas no telefone dentro do ônibus Fonte: Shutterstock

Vai fazer uma viagem longa e não quer ficar sem bateria? Separamos algumas dicas que podem ajudar bastante:

  • Tomadas no ônibus: ligue para a auto viação e veja se eles não possuem tomadas nos ônibus. Em caso negativo, vale a pena comprar carregadores portáteis para não ficar sem bateria durante o trajeto.
  • Leve também cabos e fones para ouvir música ou ver um filme no caminho. Se possível, leve um adaptador para o caso do seu carregador quebrar.

Dica 5: Segurança dos seus itens

Bagagens de viagem Fonte: Dicasdeviagensbaratas

Nossa última dica é bastante importante: a segurança dos seus itens. Viajar de ônibus é seguro, porém, temos sempre que nos precaver de problemas. Separamos alguns pontos essenciais:

  • Guardar dinheiro: Evite guardar todo o seu dinheiro na carteira. Se possível, use apenas cartões ou utilize doleiras para quando houver uma grande quantia em espécie. Nossa recomendação é sempre ficar atento às paradas e não deixar bolsa com dinheiro no ônibus ao fazer uma parada.
  • Waze e mapa impresso: Você pode se precaver com a bateria do celular, mas sempre é possível acontecer algum problema e ela acabar. Portanto, se possível, compre um mini-mapa do local onde irá e mantenha o waze ou o Google Mapas instalado no celular.
  • Notebook e itens caros: Não guarde no bagageiro de fora notebooks, tablets ou outros itens caros, pois pode haver algum incidente e prejudicá-los. Se puder, leve-os com você ou coloque-os no bagageiro interno do ônibus. Em último caso, embrulhe seus itens mais valiosos em plástico bolha.

Gostou das nossas 5 dicas úteis para viajantes de ônibus? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e tenha sempre uma boa viagem!