Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Congonhas MG: Como Chegar, Pontos Turísticos e Dicas Imperdíveis!

Igreja Matriz Congonhas - Minas Gerais

Congonhas, em Minas Gerais, é conhecida como a cidade dos 12 profetas, devido às suas obras históricas e esculturas que o famoso Aleijadinho deixou por lá.

Localizada a 78 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade é rica em cultura, natureza e conta com um clima mineiro muito típico da região – ruas de pedras, tranquilidade e um pouco da nossa história colonial impressa em cada cantinho.
No texto de hoje, separamos algumas dicas sobre Congonhas, MG, como onde se hospedar e quais os seus pontos turísticos imperdíveis. Confira abaixo!



Onde fica Congonhas – MG? Como chegar lá saindo da Rodoviária Novo Rio?

Congonhas, como explicamos, fica em Minas Gerais, do ladinho da capital Belo Horizonte. Então, para quem sai da Rodoviária Novo Rio, a melhor opção é pegar um ônibus até BH e de lá fazer uma baldeação para Congonhas – o trajeto da capital até a cidade dura, em média, 40 minutos.

A autoviação que faz esse trecho Rio-Belo Horizonte é a Cometa ou a Útil. Ambas cobram o valor médio de R$155,00 por pessoa. A viagem dura 7 horas, então, é recomendado ir com um ônibus leito ou semi-leito para poder descansar um pouco no caminho.

Principais pontos turísticos de Congonhas!

Ao chegar em Congonhas, o turista já se impressiona com a natureza típica de Minas Gerais, com montanhas altas, muito verde e uma tranquilidade difícil de encontrar nos grandes centros. Separamos alguns dos principais pontos turísticos da cidade abaixo!

1- Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos Fonte: Wikipédia

A primeira parada é na Igreja Matriz da cidade, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Por lá, o turista encontra as esculturas dos 12 profetas, obras do famoso artista brasileiro Aleijadinho. Fundado em 1757, é possível fazer uma visita guiada dentro do santuário, conhecer diversas imagens e esculturas, além de ouvir um pouco mais sobre a história do local. É um passeio imperdível!

2 – Obras de Aleijadinho

Obras de Aleijadinho na Igreja Matriz de Congonhas Fonte: G1

Além dos 12 profetas na Igreja Matriz, a via Sacra até elas merece ser visitada. São capelinhas que representam esse momento importante para a Igreja, também criadas por Aleijadinho e outros parceiros da época.

O caminho de pedras traz um charme único para o local e chegar até a Igreja Matriz por ele é roteiro obrigatório para os turistas! E é nessas capelinhas que estão outras estátuas criadas pelo artista mais famoso da região – e do país inteiro! Vale parar e observar todos os detalhes!

3- Museus de Congonhas

Museus de Congonhas Fonte: Arcoweb

O Museu de Congonhas é bastante novo, fundado em 2015. Seu principal foco é o barroco Mineiro, com obras entre esculturas, pinturas e até mesmo algumas fotografias. O artista principal, claro, não podia deixar de ser o Aleijadinho, que contribui com algumas esculturas no acervo do Museu. Esse é um passeio obrigatório e que vai te surpreender!

Além do principal Museu da cidade, aproveite para dar uma passadinha no Museu da Imagem, que fica em um casarão antigo e tem no seu acervo diversos objetos antigos e históricos.

4- Igreja do Rosário e Igreja de São José

Igreja do Rosário e Igreja de São José Fonte: Registros e retalhos

Outros pontos turísticos que merecem ser visitados são as duas igrejas menores que foram construídas na época colonial do país. Ambas são pequenas, porém, guardam muita cultura e riqueza de detalhes no que diz respeito à arquitetura de época.

Na Igreja de São José, por exemplo, é possível ver de pertinho algumas esculturas famosas, como a de São José. Vale a pena a visita!

5- Parque Ecológico da cidade

Parque Ecológico de Congonhas Fonte: Torres turismo

O Parque Ecológico de Congonhas, também conhecido como Parque das Cachoeiras, é um dos mais visitados da região. Conta com inúmeras quedas d’águas, com direito à piscina natural e um banho refrescante em segurança – inclusive, ele é um excelente local para levar crianças! A dica é ir cedinho e aproveitar o dia todo!

6- Estrada Real

Estrada Real Fonte: Wikiloc

Por fim, uma boa dica é fazer um caminho alternativo e passar pela estrada Real, que abre caminho para diversas cidades da região, como Ouro Preto. Para quem está com tempo, essa é uma oportunidade de conhecer locais históricos e um pouco mais da cultura do nosso país!

Dicas imperdíveis de lugares para se hospedar na cidade!

Hotel Fazenda Paraíso da Serra Fonte: Booking

Agora que contamos onde você pode passear em Congonhas, vamos aos principais locais para se hospedar na cidade. Confira:

1 – Hotel colonial

Quer ficar pertinho de todos os pontos turísticos e ainda se hospedar em um hotel antigo, com a arquitetura colonial preservada? Nossa dica é que você fique no Hotel Colonial, que está localizado na Praça Basílica! Ele conta com café da manhã grátis, wifi e quartos amplos!

2- Hotel Fazenda Paraíso da Serra

Quem quer o máximo de conforto e não abre mão de se cercar de natureza, o Hotel Fazenda Paraíso da Serra está um pouco afastado dos pontos turísticos, mas é ideal para curtir mais dias na cidade – completo, você não vai sentir os dias passarem enquanto estiver nele!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!