Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Como Levar Bagagem Especial no Ônibus? Dica úteis

Bicicleta embalada para viagem

Levar bagagem especial no ônibus pode ser uma questão bastante relevante para os passageiros que estão de mudança ou possuem algum item indispensável de ser levado, como instrumentos musicais, pranchas ou bicicletas.

Mas, será que é possível fazer o transporte desse tipo de bagagem sem precisar pagar por carretos ou outro tipo de veículo? Qual o limite para elas dentro de ônibus comuns de viagem?

No texto de hoje, vamos tentar explicar de forma bastante objetiva o que pode ser levado no bagageiro do ônibus e como as companhias costumam oferecer esse serviço aos passageiros. Confira abaixo!

+ Veja Também 6 Dicas Sobre Malas de Viagem Ideais Para Viagem de Ônibus!

A regra é a mesma para todas as auto viações?

Prancha embalada para viagem Fonte: Gazeta online

Primeiro, é importante deixar claro que as auto viações podem ter regras de bagagem diferenciadas, dependendo do tamanho do ônibus e também o seu destino final. Por isso, é muito importante ligar no guichê antes de comprar a passagem e garantir que a sua mala poderá ser levada sem grandes problemas.

Esse conselho é ainda mais essencial para pessoas que desejam transportar bicicletas, televisões, instrumentos musicais ou outros itens maiores, que ultrapassam o tamanho de uma mala comum de viagem.

Outra dica é ligar caso o passageiro precise levar mais de uma mala, por exemplo. Tudo deve ser esclarecido antes da viagem para evitar transtornos.

Isso porque não há uma lei específica para itens especiais, como a Bike. Cada Auto Viação pode entender de um jeito esse transporte, por isso, fique atento.



Limites de peso e dimensões – Como eles funcionam?

Vamos esclarecer algumas regras gerais sobre as bagagens – sempre lembrando que elas podem variar de acordo com alguns fatores da auto viação. Porém, em suma, é lei que os ônibus ofereçam aos passageiros a possibilidade de transportar as seguintes bagagens:

  • Uma mala por passageiro de até 30 quilos. Essa mala deve ter o peso respeitado para evitar problemas no ônibus.
  • O tamanho máximo da mala é de 1 metro e 30 em todos os lados. Ou seja, malas mais altas que isso não serão permitidas, com exceção das que forem combinadas previamente com a auto viação.
  • Na parte interior do veículo, onde há espaços para carregar algumas bagagens, o peso máximo delas deve ser de 5 quilos.

Portanto, o for levado nessas dimensões e peso está permitido em qualquer auto viação brasileira, sem exceções.

+ Veja Também 5 ideias de jogos e brincadeiras para fazer na viagem de ônibus!

E as bagagens especiais, como levar?

Malas Amarela e Azul Fonte: Trackage.com

Supondo que o passageiro tenha algum tipo de bagagem diferente de uma mala comum, a regra muda? Na realidade, não. Se ela for caracterizada nas dimensões acima, não haverá nenhum problema. Exemplos:

  • Televisão: Embalada e com o tamanho máximo de 1,30 em todos os lados e peso de 30 quilos, está permitido no ônibus.
  • Bicicleta: Nesse caso, se a bicicleta for maior do que 1,30, pode ser necessário desmontá-la total ou parcialmente, como tirando as rodas.
  • Prancha de surfe: As pranchas costumam ter tamanho maior de 1,30 na altura, porém, são relativamente pequenas na largura. Vale explicar para a companhia que era será levada para que não haja problemas. No geral, a prancha não costuma ser um item barrado, porém, como precaução, vale avisar a auto viação antes da partida.
  • Instrumentos musicais: A mesma regra se aplica para instrumentos musicais. Se ele for menor que 1,30 em todos os lados, não haverá problema. Se for maior, pode ser necessário pagar as taxas que falaremos abaixo.



Taxas para bagagem excedente

Se considerarmos as regras acima, o passageiro pode levar qualquer coisa legal dentro do bagageiro. Mas, e se o tamanho ou o peso for excedido? Nesse caso, será preciso pagar uma taxa extra.

O valor dela é de 0,5% do quanto foi pago pela passagem e por quilo. Ou seja, se a bagagem for 2 quilos mais pesada, será cobrado 2% acima do valor da passagem vendida.

Já em relação às dimensões, é preciso conversar com a auto viação se a sua bagagem for maior do que o permitido. Em alguns casos, se ela for grande, porém leve, como as pranchas, costuma-se não ter nenhuma taxa extra.

+ Veja Também Saiba Como Enviar Sua Bagagem ou Encomenda Por Ônibus!

Dicas finais

Pessoa puxando a mala Fonte: Jornal o Globo

Separamos abaixo algumas dicas para que não haja problemas na hora de embarcar com a bagagem. Confira:

  • É importante que o passageiro sempre comunique a empresa com antecedência se houver bagagens extras ou maiores do que o permitido. Dependendo do trajeto, pode ser que não tenha mais espaço no bagageiro.
  • Coisas de valor, como instrumentos, devem ser embaladas com plástico bolha e em papelão. Esse cuidado vai evitar que ele chegue quebrado ao destino.
  • Se a bagagem for alta demais, pode ser necessário comprar uma passagem extra para ela ir no banco ao lado. É importante se preparar para não ser surpreendido com gastos excessivos.
  • Se a bicicleta tiver que ser desmontada, é essencial fazer isso com antecedência para não atrasar a saída do ônibus.

Por fim, se tiver dúvidas, indicamos que você entre em contato com a Novo Rio ou fale diretamente com a Auto Viação responsável pela sua viagem.

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!