Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Bairro Santa Teresa – RJ: Onde fica, Como chegar e Atrativos!

Pessoas na escadaria de Santa Tereza

Ao chegar na Rodoviária Novo Rio, certamente você vai ficar em dúvida de por onde começar a conhecer a Cidade Maravilhosa. A primeira visita será ao Cristo Redentor, viver a experiência de visitar uma das 7 maravilhas do mundo moderno? Será o bondinho do Pão Açúcar com aquele passeio maravilhoso? Será Copacabana? Ipanema? Arpoador?

Como você já sabe, as opções são muitas. O Rio de Janeiro tem alternativas para todos os estilos de turistas e locais incríveis a serem explorados. Uma das atividades que um turista que deseja conhecer verdadeiramente a cidade do Rio deve fazer é um passeio pelo bairro de Santa Teresa.

Quer saber mais sobre Santa Teresa RJ? Acompanhe o texto de hoje!

O bairro Santa Teresa

Localizado na região central do Rio de Janeiro, o bairro de Santa Teresa é vizinho de uma região ilustre: Lapa. Sabe todo aquele clima boêmio típico dos bares ao redor dos Arcos da Lapa? Você também encontrará pelas ruas de Santa Teresa, mas o bairro ainda tem muito mais a oferecer.

As ruas íngremes, os grafites gigantes, as portinhas coloridas, os bares com pratos fartos… tudo isso são características marcantes do lugar. Se você ainda não se convenceu a conhecer Santa Teresa RJ, veja as atrações a seguir.

Parque das Ruínas

Parque das Ruínas - Santa Tereza Fonte: Flickr

Essa é uma atividade imperdível no bairro de Santa Teresa! O Parque das Ruínas tem uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro: a região central da cidade e a exuberante Baía de Guanabara.

E, pode acreditar, o lugar foi construído em cima de ruínas de sua antiga estrutura que já abrigou obras de artistas renomados como Tarsila do Amaral. Hoje, o local é um centro cultural com atividades para todas as idades e gostos.

Ah, também é possível tomar um cafezinho e comer um pão de queijo por lá. Nada mal, hein?!

O Parque das Ruínas fica aberto a visitação de terça a domingo das 8h às 18h e a entrada é franca.

Bondinho Santa Teresa

Bondinho Santa Teresa Fonte: Mala de aventuras

O bondinho de Santa Teresa é um clássico do bairro e das fotos! Com certeza você já se deparou com imagens dele por aí, visto que é uma marca registrada da cidade (e do turismo) do Rio.

Depois de alguns anos fora de funcionamento, hoje o bondinho funciona a todo vapor e não somente como atração turística: moradores do bairro também fazem uso do meio de transporte para se locomoverem para o centro da cidade.

O trajeto é da Estação Carioca até a estação Dois Irmãos, passando por pontos turísticos importantes como Largo do Curvelo e Largo dos Guimarães.

Fique de olho nos horários do bonde Santa Teresa: segunda a sexta das 8h às 17h, sábado das 10h às 17h, domingos e feriado das 11h às 16h30.

As partidas acontecem, em média, a cada 15 minutos. O valor do passeio é R$ 20,00 e é pago na ida mas também dá direito a volta.

Largo do Curvelo

Largo do Curvelo Fonte: Olhos de ver

A esquina do Largo do Curvelo é icônica! Quando o objetivo é retratar Santa Teresa, o local é o que melhor demonstra o charme do bairro.

Era ali que ocorriam manifestações artísticas como apresentações de bandas independentes e anualmente é passagem obrigatória de um dos blocos de carnaval mais famosos da cidade, o Carmelitas.

Hoje o Largo do Curvelo é ponto de encontro dos moradores para aquele bate papo ao fim do dia, no melhor estilo cidade do interior. Ah, também é um dos locais preferidos pelo turistas para tirar fotos e registrar a visita ao bairro.

Escadaria Selarón

Escadaria Selarón Fonte: Viajei bonito

Sem dúvidas, esse é o ponto turístico mais conhecido de Santa Teresa. A obra arquitetônica criada por Jorge Selarón é conhecida no mundo inteiro!

A escadaria com diversos azulejos coloridos é, além de uma obra fantástica, uma ligação entre Santa Teresa e Lapa. Ao passar pelo local você verá que não foi somente a escada que mereceu atenção do artista, mas também as paredes do local.

Um roteiro interessante é passear por Santa Teresa e utilizar a Escada Selarón para ir até outra grande atração do centro, os Arcos da Lapa.

Gastronomia

Feijoada Fonte: Rio cultural secrets

Está aí mais um motivo para você visitar Santa Teresa RJ: comida. A gastronomia local é muito conhecida e elogiada, com certeza ao fazer uma refeição na região você entenderá os motivos.

Entre os restaurantes mais conhecidos estão o Bar do Mineiro – com uma feijoada espetacular – e o Simplesmente – que oferece porções e petiscos excelentes para acompanhar uma cervejinha.

Se você prefere alta gastronomia também é contemplado por Santa Teresa já que o restaurante Aprazível é uma das grandes atrações da região.

Como chegar

Agora que você já conhece os principais atrativos de Santa Teresa precisa saber como chegar nessa famoso bairro, não é mesmo?

Fique tranquilo! Por se tratar da região central da cidade é bem fácil chegar nas ladeiras de “Santa Tê”. Metrô e bondinho geralmente é uma boa combinação já que o trajeto é rápido e econômico.

Se preferir, pode utilizar o serviço da Rodoviária Novo Rio e solicitar um táxi, o trajeto leva em média 15 minutos.

Dica final: reserve, ao menos, meio dia para andar pelas ruas de Santa Teresa e aproveitar ao máximo tudo o que o bairro tem a oferecer!