Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Notícias

Rodoviária Novo Rio sedia campanha para proteção dos direitos das crianças e adolescentes

Rodoviária Novo Rio sedia campanha para proteção dos direitos das crianças e adolescentes

Nesta sexta (19/8), de 10h às 14h, a Rodoviária Novo Rio recebe a campanha “Respeitar, Proteger e Garantir”, da Secretaria Especial de Direitos Humanos e da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com apoio da Concessionária Novo Rio, para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes durante a Olimpíadas. O objetivo é estimular a população e turistas a denunciar, através do Disque 100, casos de violação de direitos de crianças e adolescentes como trabalho infantil, abuso e exploração sexual, consumo de álcool e outras drogas além e casos de crianças desaparecidas ou em situação de risco social. A campanha faz parte do projeto “Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos da Criança e do Adolescente”, uma continuidade da ação promovida para a Copa do Mundo FIFA 2014 que, à época, tinha como meta o combate à exploração sexual infantil.

Equipes de voluntários estarão distribuindo banners e folders, no embarque superior do terminal – que têm registrado média de 80 mil turistas/dia por conta dos jogos olímpicos. A peças foram produzidas com a participação de atletas olímpicos como Hugo Parisi, Daiane dos Santos, Leandro Macedo e Fernando Fernandes. Haverá ainda uma performance teatral. Um homem,vestido de fraque e cartola, convida o público a assistir um filme com imagens do Rio e crianças que vivem nas ruas. Estima-se que aproximadamente 25 mil crianças e adolescentes estão em situação de rua no Brasil. A maioria são adolescentes, negros e do sexo masculino.Segundo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, há um acréscimo de 30% nas denúncias que chegam ao Disque 100 em períodos de grandes eventos, conforme identificado na Copa das Confederações de 2013, na Copa do Mundo de 2014, na Jornada Mundial da Juventude 2013 e Jogos Mundiais dos Jogos Indígenas 2015. O Disque 100 – serviço telefônico que funciona diariamente, 24 horas por dia – e o aplicativo “Proteja Brasil”, que está disponível para download nos celulares das plataformas Android e IOS.

A campanha acontece também na Orla de Copacabana e nos Boulevards Olímpicos Porto Maravilha, na região central; Parque Madureira, na Zona Norte; e Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste. Eles também incentivam o público a postar fotos e textos sobre a campanha nas redes sociais ate o final dos Jogos Olímpicos 2016. As moradoras de Jardim América, na Zona Norte do Rio, Liliane Souza e Mércia Rodrigues, responsáveis pelas pequenas Beatriz, Mariane e Giovana, estavam na Orla de Copacabana quando receberam informações sobre violações de direitos e instruções para efetuarem denúncias. Além disso, as crianças ganharam pulseiras de identificação, uma das ações de prevenção da campanha. Para Liliane, a iniciativa é muito importante para a cidade do Rio. “Em época de festa, ninguém se lembra de questões sérias como essa. O Rio de Janeiro recebe muitos turistas e grandes eventos ao longo do ano, como o Carnaval e o Réveillon. A campanha é fundamental para abrir nossos olhos para coisas que acontecem e não percebemos”, ressaltou. Mais informaçoes podem ser obtidas no link http://multimidia.fnp.org.br/videos/item/455-campanha-respeitar-proteger-garantir

Contato

  • Terminal Rodoviário Novo Rio

    Av. Francisco Bicalho, 01
    Santo Cristo – CEP: 20220-310
    Rio de Janeiro/RJ

  • Segunda - Sexta
    Das 8h às 18h

  • sac@novorio.com.br

  • +55 21 3213-1800

Cadastre-se e receba as novidades